Na quarta-feira (28) noventa e sete aves resgatadas e reabilitadas no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Barueri/SP, foram libertadas na natureza na área de soltura e monitoramento do CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental) – Sítio do Jacu no município de Caraguatatuba/SP.
Essas aves foram apreendidas do tráfico ilegal pela Polícia Ambiental. Essas aves são enviadas para Centros de Reabilitação onde são cuidadas por biólogos e veterinários e passam por um período de adaptação até serem soltas no seu habitat natural.
Jean Leduc, do CEEPAM, contou que dependendo do animal reabilitado ele é solto em outros parques respeitando sua origem. O CEEPAM é o único parque de soltura do Litoral Norte regularizado e reconhecido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Segundo Leduc, “o tráfico de aves é a terceira atividade ilegal mais lucrativa no Brasil, logo denúncias desse tipo de tráfico são essenciais para combater essa atividade”. O Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental foi habilitado como área de soltura oficial em outubro de 2020. Desde então fez-se 5 solturas de aves. No total foram 270 a 300 aves readaptadas e soltas na natureza.
Os maus tratos causados pelo tráfico ilegal faz com que de 1.000 aves capturadas das mãos dos traficantes aproximadamente 100 conseguem sobreviver. Muitas das espécies capturadas podem estar em extinção.
Sobre o Sítio do Jacu – CEEPAM
O Sítio do Jacu foi estabelecido por Bernard e Conceição Leduc em 1990, em meio a Mata Atlântica na praia Tabatinga, município de Caraguatatuba no Litoral Norte do estado de São Paulo.
Dedicados a preservação ambiental, o casal estabeleceu uma RPPN (reserva particular do patrimônio natural) e um Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM) para preservar a biodiversidade, evitar o desmatamento e a caça, além de realizar atividades educacionais junto à comunidade. Atualmente, os filhos e netos do casal dão continuidade ao legado criado por Bernard e Conceição Leduc.
O Sítio do Jacu foi cadastrado para soltura de aves junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pelo projeto plano de voo, da Save Brasil e está em parceria com a entidade Ilá, sendo a primeira e única área de Caraguatatuba habilitada para esta finalidade.
Que sejamos um incentivo para mais trabalhos, como este. Milhares de animais chegam aos centros de triagem e reabilitação todos os meses e precisam de destinação, para serem reintegrados à natureza.