Por Bruna Briti e Felipe Riela
São visíveis as melhorias feitas no transporte público em Caraguá, em apenas dois meses e meio de intervenção da Prefeitura, no serviço que era prestado pela Praiamar. Segundo Marcel Giorgeti, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, as principais mudanças foram o aprimoramento das linhas da Região Norte, o aumento do número da frota, de 33 para 50 ônibus, a contratação de mais 13 motoristas, além de outros profissionais que estão sendo contratados, e a higienização e sanitização de toda frota, visando a redução do contágio por COVID-19 nos ônibus.
Atualmente, as linhas passam por adequação de trajeto e aprimoramento de horário, fazendo com que mais opções fiquem disponíveis para o usuário. E os 180 colaboradores tiveram seus salários pagos após a intervenção da Prefeitura ocorrida no dia 7 de abril deste ano. “Também foram quitadas as dívidas salarias e de Vale Alimentação que estavam atrasadas”, contou.
Novidade – A Praiamar trabalha para entregar mais um serviço para os passageiros: a localização em tempo real dos ônibus por meio do aplicativo móvel CittaMobi. O sistema está em fase de testes.
São Sebastião – O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) publicou no dia 07 de junho último, a suspensão da decisão que impedia a Prefeitura de São Sebastião de romper o contrato com a Ecobus, responsável por operar o transporte público no município. Com isso, desde o último dia 11, a empresa SOU São Sebastião iniciou a prestação do serviço, em caráter emergencial, pelo prazo de 180 dias.
O impasse da empresa com a Prefeitura se estende desde o ano passado, quando a gestão municipal começou a mover ações na justiça após a paralisação no serviço. No início deste ano, a Prefeitura conseguiu derrubar a liminar que impedia a quebra de contrato com a empresa, abrindo nova licitação de forma emergencial. Porém, antes que a troca acontecesse, a Ecobus conseguiu reverter a decisão e se manteve como operadora do serviço.