O deputado federal Junior Bozzella esteve em São Sebastião na última semana para visitar a Casa PodeRosa – espaço dedicado a amparar mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social, juntamente com a idealizadora do projeto no município, Michelli Veneziani.
Durante o encontro, o deputado reconheceu a importância da Casa para a cidade de São Sebastião, e reforçou a necessidade de ampliação da PodeRosa para outras regiões. “Projeto fantástico! O problema das vítimas de violência doméstica precisa ser prioridade no Brasil, pois figuramos no ranking mundial na posição de número 5, como um dos países mais violentos contra a mulher e isso não deve ser motivo nenhum de orgulho para nós”, afirmou.
O deputado salientou ainda que ele é um defensor das políticas públicas voltadas às mulheres e que nos primeiros 70 dias de seu mandato teve um projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, que prevê indenização à mulher por dano moral em casos de violência, seja físico, moral ou emocional. “A cada cinco minutos um telefone toca nas delegacias do Brasil denunciando agressão contra a mulher, e esse projeto da Michelli, eu tenho certeza que é um exemplo que deverá ser implementado em outras cidades, e no que depender de mim, enquanto deputado federal, vou ajudar”, explicou.
Michelli por sua vez contou estar muito feliz com a visita do deputado, pois sabe a importância do apoio de grandes lideranças para a expansão do projeto. “Trabalhamos até aqui de maneira séria e muito responsável. Em breve a PodeRosa estará também na Costa Sul, mas sabemos da inoperância do sistema público de todo país no que se diz respeito a serviços de proteção à mulher. Conseguir verbas, apoios e ampliar esse projeto seria a concretização de um trabalho eficiente e que tem dado muito certo aqui”, disse.
Segundo dados do aplicativo da Casa PodeRosa, mais de 800 mulheres já se cadastraram. O espaço é referenciado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião. Atualmente, cerca de 100 mulheres estão sendo acompanhadas e 30 já retornaram à rotina.
Michelli explicou ainda que uma nova parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) também já está em andamento. “Aprimoramos o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social, a Casa PodeRosa somou aos seus serviços a realização dos exames de Papanicolau e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”, contou.