O deputado federal Junior Bozzella (PSL-SP) recebeu, na última terça-feira (4), a visita da primeira-dama de São Sebastião, Michelli Venezini, idealizadora do projeto social Casa PodeRosa, e do secretário de Governo Municipal (SEGOV), Luís Carlos de Carvalho.
O encontro serviu para que a idealizadora da PodeRosa pudesse apresentar o projeto e solicitar apoio, além recursos para implementação de novas políticas públicas voltadas para as mulheres do Litoral Norte e região.
Bozzella possui diversos projetos de lei aprovados e em trâmite voltado para a defesa das mulheres no Congresso Nacional, como por exemplo, os PLs que garantem indenização por danos morais por violência contra a mulher; obrigatoriedade de aplicativo do pânico em smartphones interligados à central da polícia, entre outras iniciativas.
Durante a reunião, Michelli contou ainda que uma nova sede da Casa PodeRosa já está em fase de implantação na Costa Sul de São Sebastião. “Nosso município é muito extenso e precisamos cuidar de todas as mulheres com dignidade e respeito, de Costa Norte à Costa Sul. Isso será mais uma grande conquista para todas nós”, destacou a primeira-dama.
Para Bozzella foi uma grata surpresa poder saber que existe um projeto social tão importante em São Sebastião. “Políticas públicas como esta precisam ser levadas para o máximo de municípios que puder, as mulheres estão vulneráveis a qualquer tipo de violência em muitas situações, e nem sempre encontram no poder público o acolhimento necessário, e a Casa PodeRosa vai ao encontro dessas necessidades. Como idealizadora do projeto, a Michelli está de parabéns. Precisamos de mais atitudes como esta de solidariedade e respeito”, concluiu o deputado.
CASA PODEROSA
Buscando aprimorar o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social, a Casa PodeRosa somou aos seus serviços a realização de exames Papanicolau e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A Casa PodeRosa funciona há pouco mais de um ano e, neste período, já assistiu mais de 500 mulheres, somente no aplicativo mais de 800 já se cadastraram. A PodeRosa é referenciada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES). Atualmente, cerca de 100 mulheres são acompanhadas e 30 já retornaram à rotina.
Entre os principais serviços técnicos especializados prestados pelo local estão assistência social, psicologia, saúde e jurídica.
Há, também, serviços complementares, como:
Patrulha Maria da Penha – acompanhamento de vítimas de agressão e violência doméstica, realizado por equipe treinada da Guarda Civil Municipal (GCM). Os contatos são feitos por telefone e por meio de visitas às vítimas em horários diversos. Atualmente, a patrulha acompanha 56 medidas protetivas que são encaminhadas pelo Poder Judiciário.
Botão do Pânico – outra ferramenta oferecida pelo governo municipal é o Botão do Pânico, presente no aplicativo Assistência Social São Sebastião SP. Mulheres com medidas protetivas são orientadas a baixar o aplicativo e acionar o botão caso precisem de socorro. O sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI) que envia imediatamente uma viatura GCM para o atendimento da ocorrência.
As ações da Casa PodeRosa são realizadas em parceria com Fundo Social, Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), secretarias de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Da Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião.
SERVIÇO
Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, na Vila Amélia. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo número (12) 3893-1866.