As quatro Câmaras Municipais da região estão a todo vapor para atender as demandas da população. Diante das restrições por conta da pandemia, sessões são transmitidas de formas online e demandas podem ser feitas de forma remota. Em entrevista exclusiva ao Litoral em Pauta, os presidentes das Câmaras de Caraguatatuba, Tato Aguilar e de São Sebastião, José Reis, contaram quais são as novidades que estão por vir. Tato Aguilar foi responsável em 2017 pela criação da Câmara Jovem.
O projeto, além de incentivar os jovens a participar da política, traz novas ideias e novos ares para o Legislativo. Existe agora, o projeto da Câmara da Melhor Idade, que pre-tende trazer a contribuição das pessoas com mais de 60 anos para elaboração de ideias e pro-jetos que possam influenciar a vida de todos. Contudo, toda a população pode participar dos processos da Câmara. “Acreditamos no diálogo com a população e na transparência de nossos processos. Alguns dos nossos projetos estão sendo colo-cados em prática como a criação dos canais no Instagram e Twit-ter, a criação da Ouvidoria e a implementação do Processo Legislativo Eletrônico que facilita o trâmite dentro da Casa trazendo agilidade e economia para todos”, r e v e l a Ta t o.
Em São Sebastião, um dos projetos é a criação de um anexo da Câmara na Costa Sul da cidade, com sala para gabinete de vereadores e atendimento ao público. Dos 12 vereadores eleitos, 7 são da Costa Sul. Com isso, facilitaria o atendimento à população que hoje, precisa se deslocar até o centro da cidade para procurar o gabinete de um vereador.
O projeto, está em avaliação jurídica e também necessita do parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Ministério Público. “Temos o sonho de poder descentralizar as sessões levando-as para a Costa Sul e Costa Norte para que as pessoas possam participar e conhecer de perto o trabalho dos vereadores e todo o processo legislativo”, revela o presidente da Câmara de São Sebastião, José Reis.
Com oito novos vereadores e apenas um reeleito, a Câmara Municipal de Ilhabela, presidida pela vereadora Diana Matarazzo Falcão, conta com atendimento via site, e-mail, telefone e WhatsApp. Também existe a possibilidade de utilizar a Tribuna, após a Sessão Ordinária, para isso, é preciso que o morador se inscreva até a quinta-feira, que antecede a Sessão, com um documento com foto e Título de Eleitor.
Os vereadores eleitos disponibilizam os números de celular, com WhatsApp para atendimento da população. A lista completa está disponível no facebook da Câmara (veja esse e outros contatos no box abaixo). Até o fechamento desta edição, não tivemos retorno da assessoria da Câmara de Ubatuba