Coluna Turismo e Cia
Rodrigo Tavano
Vice Presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP e
Diretor Social da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba
Com tantas incertezas, o que esperar do Turismo este ano?
Estamos vivendo uma das piores Temporadas de Verão no Litoral Norte Paulista. Geralmente, neste início de ano, são gerados empregos que movimentam a nossa economia e fazem com que as empresas “criem caixa” pra se manterem vivas na baixa temporada e garantirem os empregos de seus colaboradores durante todo o ano.
Muita gente tem me perguntado: E agora? O que podemos fazer? Digo que agora, mais do que nunca, é hora de UNIÃO de todos! Unir forças, ideias, vontades. Unir a iniciativa privada, entidades, profissionais e poder público. Juntos, podemos acelerar o Litoral Norte para uma retomada econômica e turística mais rápida, sempre com segurança e com foco no desenvolvimento econômico.
Já temos a vacina que nos traz esperança gigantesca de voltarmos a ter dias muito melhores. As projeções apontam que no início de 2022, a grande maioria da população esteja vacinada. E provável início da retomada!
Mas vamos aguardar até 2022? Alguns dizem não temos o que fazer enquanto tudo isso não passar. Eu discordo! Agora é que temos que “pensar fora da caixinha”, criar, reinventar, inovar e plantar agora pra colher daqui alguns meses, tudo sempre pensando na segurança e protocolos para não propagar o vírus.
Juntos podemos criar inúmeras oportunidades pra atrair turistas, demonstrando que podem vir para cá, pois respeitamos os protocolos. É hora de inovar com ações e campanhas que busquem a melhoria dos turistas: projetos especiais, fam tours (viagens patrocinadas por empresas, públicas ou privadas, com a intenção de promover e divulgar destinos e empreendimentos através do convite a representantes de mídia), press trip (viagens pra fortalecer o relacionamento de marcas com a imprensa e influencers), eventos híbridos, parcerias com entidades Estaduais e Federais; captar investidores pra construção de equipamentos turísticos, criar novos produtos segmentados, novos festivais! Nos reinventarmos. Tudo só é possível com união, pois é juntos que surgem novas ideias, sugestões e oportunidades.
Uma pesquisa realizada no final de 2020 pela Fecomércio, mostrou que 29% dos entrevistados dizem que só viajariam após ser vacinado, 35% só se hospedariam em locais com protocolos de segurança e higiene e 35% gostariam de viajar para a praia.
Apesar das incertezas, como disse outro dia minha amiga hoteleira Miriam Patitucci: “No mundo que se tornou tecnologia, tudo se resolve a distância. O amor e desamor são jurados por celular. A única experiência que permanece intocada, imaculada, é a sensorial. Não se vai à praia pelo celular. Praia é insubstituível. Sol, areia, água, ondas, são sensações únicas e pessoais. A doença vai passar, a praia vai continuar”.
Com as mais belas praias do Estado de São Paulo, o Litoral Norte sai na frente de outros tantos destinos turísticos. Por isso é hora de arregaçar as mangas e juntos fortalecer nosso Turismo.
Pra 2021, o desafio é recuperar parte do “estrago” causado até agora.
Turismo não é vilão, é solução!