Há 67 anos em Caraguatatuba, a Casa de Saúde Stella Maris, mantida pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI), com contrato de parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, receberá até junho próximo, 54 novos leitos e um Pronto Socorro. A obra, conta como principal fonte de abastecimento a energia solar. Ao todo, são 240 placas, que transformam luz do sol em energia.
O novo espaço terá leitos de urgência, emergência e observação, além de espaço médico, enfermarias, espaço de isolamento, sala de preparo, farmácia, posto de enfermagem, cozinha hospitalar e câmaras frias. Também haverá consultórios, recepção, sala de espera, sala de inalação, sala de medicação, área de maca, área Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), banheiros acessíveis, rampas, estacionamentos, paisagismo e guarita nova.
Por conta da pandemia da Covid-19, todas as cirurgias e consultas eletivas foram suspensas pelo Estado em unidades hospitalares. Antes, a Prefeitura e o Stella Maris tinham aumentado o número de atendimentos de retaguarda de especialidades em diversas áreas.
Uma nova parceria com entre a Prefeitura e o Stella Maris propiciou a criação de leitos exclusivos de Covid-19, sendo 20 de UTI, 10 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Pediátrica, sendo o principal hospital de retaguarda de casos mais graves do novo coronavírus. Para o segundo semestre está prevista a inauguração do Ambulatório de Especialidades, construído com verba federal, destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pacientes com Covid recebem visita virtual de familiares
Estar internado no hospital, não receber visitas e ficar longe de quem ama é uma situação muito difícil. Visando minimizar a sensação de isolamento e melhorar o bem-estar dos pacientes, a Casa de Saúde Stella Maris faz chamadas de vídeo por meio de tablet para conectar internados na Enfermaria e UTI de Covid com seus familiares. O contato acontece diariamente, das 16h às 18h30, desde 6 de junho do ano passado, e integra o “Programa de Resposta Hospitalar à Pandemia”, desenvolvido pela Casa de Saúde.