A Prefeitura de Caraguatatuba continua com a imunização de idosos acima de 90 anos contra Covid-19 em domicílio. A vacinação desse público-alvo foi iniciada na última segunda-feira (8).
Na manhã desta quarta-feira (10), um idoso de 93 anos foi o primeiro paciente da Unidade de Saúde (UBS) Jaraguazinho a receber a dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Com sorriso no rosto e uma alegria contagiante, seu Davino Trindade dos Santos, que já tem neto, bisneto e até tataraneto, recebeu a equipe de imunização da Secretaria de Saúde (Sesau) em sua residência, no bairro Jaraguazinho.
Além da equipe de imunização da Sesau, o aposentado recebeu ainda as visitas do prefeito Aguilar Junior, do secretário de Saúde e médico Gustavo Boher e da secretária-adjunta de Saúde Derci Andolfo. “Agor, o senhor está protegido e vai proteger as outras pessoas também”, salientou o prefeito.
Morador de Caraguatatuba há mais de 40 anos, Davino contou que, embora estivesse com um pouco de medo, a expectativa de receber a vacina era muito grande. “Já estava preparado e ansioso desde quando me informaram que eu receberia a vacina”.
Ele já foi acometido pela Covid há dois meses. Davino deu entrada na UPA Covid após apresentar sintomas iguais aos de gripe e mal-estar. O médico o encaminhou para uma tomografia. O resultado foi de que, por conta da doença, 50% de seu pulmão já estava comprometido. Por isso, se fez necessária a internação durante três dias. “Não pensei que era Covid. Pra mim era apenas uma gripe comum”, disse.
Seu Davino tem muita história pra contar. Ele se lembrou das vacinas que já tomou durante a vida e até dos medicamentos contra mordedura de cobra. Mesmo assim, com todo esse histórico de vacinação, pensou em receber a dose contra Covid só depois de outras pessoas. Foi então que ele resolveu avaliar a importância de se vacinar o mais rápido possível. “Todo mundo está esperando essa vacina. Pensei e falei: quer saber? Eu vou tomar essa vacina logo”, contou.
Agora, Davino já aguarda a segunda dose da vacina CoronaVac. Até lá, ele garantiu que irá continuar tomando todos os cuidados necessários, como o uso de máscaras, mantendo o distanciamento social e fazendo o uso de álcool em gel.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br