A partir da próxima semana Caraguatatuba inicia a 3ª Fase do Plano de Contingência da Saúde no combate ao novo coronavírus. Serão implantados mais três leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris exclusivos para Covid-19 que vão se somar aos 39 leitos já existentes: 7 de UTI, 20 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Infantil.
Além disso, já devem entrar em operação no Hospital Regional do Litoral Norte, instalado em Caraguatatuba, mais 10 leitos (sendo 5 de UTI e 5 de Enfermaria Covid-19) que vão se somar aos 34 já existentes: 20 de UTI e 14 de Enfermaria.
A Prefeitura de Caraguatatuba também continua com a sua estrutura instalada na UPA Covid de 80 leitos com 22 respiradores e serviços de tomografia. Caso haja necessidade leitos serão abertos também na UPA Sul.
A decisão de colocar em prática a 3ª Fase do Plano de Contingência foi do prefeito Aguilar Junior em conversa com o Instituto das Pequenas Missionárias (que administra a Casa de Saúde Stella Maris) e o Governo do Estado (que administra o Hospital Regional do Litoral Norte em Caraguatatuba).
“O número de internações tem aumentado e, por isso, vamos melhorar a estrutura criando mais leitos na cidade. Fizemos esforços para abrir mais três leitos na Santa Casa e conseguimos com o Estado a abertura de mais 10 leitos no Hospital Regional. Lembrando que não implantamos hospitais de campanha, preferimos montar estruturas fixas que vão ficar à disposição da população após a pandemia”, cita o prefeito Aguilar Junior.
Além disso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Organização Social João Marchesi, realizou hoje a substituição do cilindro que armazena todo o oxigênio para atendimento dos pacientes que necessitam de internação na UPA Covid-19.
O tanque atual possui espaço para armazenamento de 800 m³ de oxigênio. O novo tanque tem capacidade de 4.950 m³. O abastecimento é realizado semanalmente.