COLUNA EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS
PROFESSOR DANIEL MAZETTI*
Em 2020 tivemos que aprendera renunciar, ressignificar e reaprender. Um ano em que recomeçar foi sinônimo de sobreviver; que ser resiliente se tornou mais que obrigação dentro da nossa tão confusa rotina; e com inúmeros aprendizados, pra quem conseguiu enxergar dessa forma.
Culturalmente vivemos numa sociedade em que as pessoas tem um mal hábito de se queixar de tudo e de todos. E com a pandemia não adiantava só reclamar, foi preciso reinventar nossas vidas pessoais e nossos negócios.
Nos distanciamos de quem amamos, sentimos saudade do calor de um abraço apertado, pra quem sabe, aprendermos a valorizar a riqueza de um gesto que não tem preço, mas valor.
Em nossos negócios, entendemos “goela abaixo” que estabilidade não existe. Passamos a entender como faz falta ter um plano de contingência, da importância do fluxo de caixa, e de como precisamos sair da zona de conforto pra sobrevivermos.
E a crise não poupou ninguém. Todos os setores foram atingidos direta ou indiretamente, como hotéis, pousadas, aviação, agências de viagem, setores da educação e por aí vai… Só pensávamos em como sobreviver sem contrair o vírus e em como salvar os nossos negócios.
Os hábitos dos consumidores que já vinham mudando, com a pandemia, deram um enorme salto. Àqueles que não entenderam, passaram por mais perrengues. Por exemplo, o delivery, muitos entendiam que era diferencial. Agora quem não oferece, fica pra trás.
E as perguntas que ficam pra nós empreendedores: E agora? Quais os aprendizados que tive? Consegui entender a real importância do planejamento e da gestão da minha empresa? Sendo bem otimista, com a chegada da vacina e sua eficácia, vou fazer diferente a partir de agora? Ou vou voltar a não planejar e só reclamar? Vou reestruturar o meu negócio?
Eu e minha equipe do Grupo Focus, remanejamos toda a nossa estrutura e desenvolvemos novas estratégias. E o que vejo de perspectiva para este ano de 2021 é o reposicionamento. Reposicionar a sua liderança dentro da empresa. Rever seus processos. Inovar.
Se os comportamentos dos consumidores mudaram, seu negócio também precisa se adaptar. Saímos da era onde vendíamos UMA VEZ pra muitas pessoas, pra Era do Relacionamento, no qual devemos vender MAIS VEZES para os mesmos clientes.
Que este ano de 2021 possamos sair do “modo operacional” pro “modo estratégico” nas nossas empresas. E de qual forma? Se em 2020, a crise convidou milhares de negócios a descobrir oportunidades em meio a dor, a ideia agora, é sair daquele trabalho que um estagiário pode fazer por você. Acredite, isso faz muita diferença!
Faça um exercício: pegue uma atividade que só você executa, e coloque-a no papel. Desenhe o passo a passo.
O processo depende só de você? Ou Você pode encontrar quem organize sua agenda, suas contas a pagar por ordem cronológica de data, etc. Você pode delegar e investir no seu maior patrimônio: o tempo!
Com mais tempo, suba de nível e trabalhe no tático (gerencial) pra depois subir novamente ao nível estratégico. Planeje pra enfrentar novos desafios. É preciso pesquisar, estudar, saber onde estão as ameaças e as chances de evolução, e ainda, ter disposição pra trabalhar os pontos fortes e fracos da empresa.
Entenda que em 2021 você e os seus não podem trabalhar “na” empresa e sim “pela” empresa. Quanto mais tempo você dedicar a reconstruir o seu modelo de negócio, e fazer a empresa funcionar sem a sua presença, mais sucesso terá neste e nos próximos anos!