A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 começou no domingo, 17 de janeiro de 2021, com o anúncio oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de autorização temporária de uso emergencial da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz.
A vacinação será feita de forma gradual. Na primeira fase, serão imunizados os trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas demarcadas, conforme forem sendo disponibilizadas doses da vacina.
Os grupos prioritários de vacinação na primeira fase são os seguintes:
· Trabalhadores da saúde
· Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas)
· Pessoas com Deficiência com 18 anos de idade ou mais, vivendo em residências inclusivas (institucionalizadas)
· Indígenas com 18 anos ou mais vivendo em terras indígenas
Ubatuba receberá 840 doses na primeira leva de entrega e todas elas serão aplicadas. Após 21 dias e o recebimento de novo lote da vacina, será aplicada a segunda dose.
A Prefeitura de Ilhabela informa, que 480 doses da vacina contra à Covid-19 estão a caminho do município.
O Prefeito Toninho Colucci explica como será a campanha “Nesta primeira fase da vacinação, serão imunizados os profissionais da saúde que estão na linha de frente. O município seguirá com a campanha conforme as doses forem liberadas pelo Estado e seguiremos as orientações quanto aos grupos prioritários”.
A Prefeitura de Ilhabela informa, que 480 doses da vacina contra à Covid-19 estão a caminho do município. São Sebastião recebeu 760 doses, Ubatuba 840 e Caraguatatuba 1840.