Na data de ontem, dia 17 de janeiro, foi aprovado pela ANVISA, o pedido de uso emergencial da vacina contra COVID 19, para as pessoas do grupo de risco para a doença.
Mesmo não havendo data prevista para a entrega destas vacinas, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Saúde, informa já estar preparada para o recebimento da vacina. Não há, ainda, uma previsão da quantidade de doses que será destinada ao município, porém, tais doses serão disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde, para os grupos prioritários definidos pelas instâncias superiores.
A Prefeitura de São Sebastião informa que a cidade já está preparada para a vacinação da Covid-19.
O município conta com gerador próprio para armazenamento e refrigeração das vacinas, o que representa um reforço no planejamento logístico para o início da vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) já iniciou a preparação de toda a rede para receber as doses de vacina, de acordo com as resoluções do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que já está preparada para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 assim que as doses da vacina chegarem ao município.
Na manhã desta segunda, 18, o órgão recebeu do Ministério da Saúde o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Entre outras orientações, o documento estipula a população-alvo e grupos prioritários, metas de vacinação, especificações da vacina que será disponibilizada (Sinovac/Butantan) e procedimento de aplicação.
Serão priorizados os grupos com maior exposição à infecção e maior risco para agravamento e óbito pela doença. Assim, na fase 1 da campanha, serão vacinados trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) e população indígena vivendo em terras indígenas. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina.