Tradicionalmente, a chegada da temporada é esperada por todos os comerciantes do Litoral Norte Paulista. Turistas e visitantes não apenas da capital, mas de todo o país buscam as belezas de nossas praias para descansar, se divertir e começar o ano novo com as energias renovadas. Em 2020, o comércio precisou se adaptar para vencer a crise. As vendas pela internet e as entregas por delivery aumentaram, e os protocolos de segurança estão sendo seguidos para a abertura gradual do comércio.
O Serramar Shopping, que acabou de completar 9 anos em Caraguatatuba, espera um aumento de 6,5% a 8% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. Desde setembro a administração do centro de compras percebeu um aumento gradativo no fluxo, e vem seguindo todos os protocolos de prevenção do Covid-19. Nestes últimos meses foram inauguradas neste shopping, lojas como a perfumaria Dellaju, livraria Best Books, e lojas temporárias como Espaço Turco e livraria Letrinha Cultural. Até o final deste mês, o Serramar prevê inaugurar mais seis lojas: Caoa Chery (Pop Up), Kopenhagen (reabertura), Mr. Cheney, Farmelhor, Dferente Jeans e Mr. Porks. A grande expectativa para moradores e turistas é a inauguração da loja Renner, no Serramar Shopping, que deve acontecer no primeiro semestre de 2021.
“O natal este ano está um pouco diferente, adequações ao planejamento foram necessárias depois dos meses de fechamento. Além da decoração tradicional e da pista de patinação na Praça de Eventos, trouxemos uma experiência nova: a casa virtual do Papai Noel com uma projeção virtual do bom velhinho”, relata Glaucia Acciarito, coordenadora de marketing do Serramar Shopping, informando ainda os dias e horários de funcionamento que são: até 17/12/2020, das 13h30 às 19h30; de 18 a 23/12, das 12h às 22h; e dia 24/12 das 10h às 18h.
No Caraguá Praia Shopping, segundo a administrada Edna Suez, além do atendimento presencial, algumas lojas estão vendendo via WhatsApp com entregas feitas por delivery (na casa do cliente) ou no sistema drive-thru (retirada no shopping). “Nós
estamos surpresos com o retorno das vendas. Sabemos que para um comércio dar certo é preciso muita luta”, revela.
Até quem trabalha com serviços e produtos essenciais, precisou se reinventar. Ari Barbosa, proprietário do Supermercado Canto Bravo na Prainha e do Quiosque Canto Bravo na praia Martim de Sá, conta como adaptou seus negócios durante a pandemia. “No supermercado, começamos a fazer entrega por delivery e drive-thru. Essas alternativas vamos continuar fazendo na pós pandemia, já que facilita a compra de muitos clientes. No quiosque, estamos seguindo todas as orientações de distanciamento e higienização para receber com segurança à todos”, confirma.
Muitos hotéis e pousadas já não tem mais datas de reserva para este natal e ano novo. Muitas pessoas optam em alugar casas de veraneio via aplicativos e sites, porém é preciso ter cuidado. “Os hotéis e pousadas da região estão preparados para receber com segurança e qualidade todos os turistas e visitantes. É preciso tomar cuidado ao alugar uma casa que não tem os níveis de segurança, higienização e protocolos exigidos em hotéis e pousadas”, enfatiza Rodrigo Tavano, vice presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, e proprietário do Hotel Pousada Vivendas Sol e Mar, na Massaguaçu.
Com receio de viagens aéreas, muitas pessoas optam por viajar para cidades mais próximas. Além do risco de contaminação, a alta do dólar e o aumento do preço das passagens faz com que os turistas optem pelo nosso litoral norte. “Acreditamos que será uma das melhores temporadas dos últimos cinco anos”, afirma Lucas Gallina, presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), que sorteará no próximo dia 27 de janeiro de 2021, vales compras para serem usados em comércios participantes da campanha “Moro Aqui, Compro Aqui”. Serão 10 vales presentes no valor de R$ 500, outros 10 vales presentes de R$ 1.000 e um vale presente de R$ 5.000.