Por Isabella Rodrigues
Após as medidas preventivas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) deu início em março à medida que permite o ensino a distância da educação infantil até o ensino médio na rede pública e particular. Vale lembrar que as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 16 de março, como medida de contenção ao avanço da Covid-19 (Novo Coronavírus).
Assim, o município de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, adotou a medida e desenvolveu uma plataforma digital que disponibiliza, sugestões de atividades online para que as famílias possam realizá-las enquanto os estudantes da Rede Municipal da Educação Infantil (Creches e Emeis), Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9ª ano) permanecem em ensino remoto.
As atividades procuram proporcionar vivências pedagógicas de maneira lúdica, propondo brincadeiras, vídeos, atividades escritas, matemática, raciocínio lógico, caça palavras, ortografia, leitura, músicas, desenvolvimento das habilidades motoras, ampliação do vocabulário, interação familiar, identidade, conceitos, desenhos, criação de brinquedos de sucatas e caça-palavras.
O aluno Guilherme de Moraes é estudante do 4º ano da rede municipal. Ele fala sobre sua experiência com o ensino a distância. “Diferente e bem proveitoso, mas eu preferia estar na escola com meus amigos e professores. Os professores estão sempre dando os suportes necessários em matérias e tirando as minhas dúvidas, minha matéria preferida é matemática”, contou.
A expectativa foi de que os alunos do município estivessem abastecidos de exercícios curriculares. A princípio, aproximadamente a expectativa foi de que 15 mil estudantes matriculados na rede pública tivessem acesso aos conteúdos.
O recesso escolar finalizou no dia 27 de abril e as aulas oficiais retornaram em modelo remoto no município e enquanto durar as medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pela COVID-19, as aulas permanecerão online.
Os alunos estão recebendo desde abril materiais impressos, programas educacionais e atividades em ambiente virtual, planejadas pelo corpo docente da Unidade Escolar, com o acompanhamento e direcionamento da Equipe Gestora, cada professor entra em contato com as famílias e alunos a fim de orienta-los sobre a nova forma de ensino de aprendizagem que será utilizada enquanto durarem as medidas temporárias e emergenciais estabelecidas pelo Governo de São Paulo.
Segundo a Secretaria da Educação, os gestores educacionais receberam orientações e capacitações sobre a utilização de diversos recursos didáticos, meios e tecnologias de informação e comunicação para mediar o processo de ensino-aprendizagem por meio remoto.
A Diretora Pedagógica da Secretaria da Educação de São Sebastião, Maria Teresa Sangiorgi Motta, relata que a medida de educação em modelo remoto é correta, e que sua equipe está buscando o equilíbrio com atividades bem dosadas, para atender todos os seguimentos. “Vamos manter uma rotina de atividades estratégicas de educação online e por outros meios para garantir a continuidade do ano educacional dos alunos”, afirmou.
A aluna Gabriela Veltman, contou o que está achando das atividades propostas. “Eu acho que os professores estão dando seu máximo, eu sei que os alunos que estão a minha volta estão”, comentou.
Estudantes da rede pública podem acessar os conteúdos online a partir do local que foi estabelecido por cada professor. O critério de escolha de cada meio de tecnologia utilizada ficou a cargo de cada educador.
Gabrielly da Silva, aluna da rede municipal relata como está o suporte dos professores. “Eu sempre fui o tipo de pessoa que pergunta muito então quando eu tenho alguma dúvida eu mando mensagem eles me respondem, tiram minha dúvida e eu consigo entender a matéria. Não é a mesma coisa de ter um professor do lado e eu tive também um pouco de dificuldade pelo fato de ter entrado em outro bimestre, e conversando sobre assuntos que nem tínhamos chegado a conversar em sala de aula, mas eu estou conseguindo auxiliar tudo e entender um pouco da matéria”, disse a aluna.
As plataformas digitais mais comuns que poderiam ser usadas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem apresentadas foram (entre elas, o próprio Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula e Google Drive).
De acordo com o Professor da rede municipal, Nilton Junior, a adaptação do trabalho remoto foi extremamente desafiadora, na escola você tem um espaço de trabalho, você ter uma rotina, em casa você tenta se organizar da melhor maneira possível para conseguir conciliar a sua vida pessoal com a sua vida profissional.
Aqueles que se interessam pelas atividades propostas da Secretaria da Educação, a plataforma está disponível desde o dia 24 de março no site conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/, que permite o estudante visualizar a série, a escola e a matéria que deseja fazer. Além disso, as atividades estabelecem os critérios da Base Nacional Comum Curricular, naquilo que compete a cada um, incluindo aulas destinadas ao ensino especial.
Professor da rede municipal Nilton Junior, fala sobre a experiência do ensino remoto. “Esse novo métodos de ensino está sendo extremamente desafiador, não houve muito tempo de preparação a gente teve que se adaptar de uma maneira muito rápida por essa condição, mas a gente fica contente dos trabalhos não terem parado e dos alunos ter esse nosso respaldo, a gente está colaborando nesse momento de pandemia e claro sem o contato visual e sem o nosso dia a dia em sala de aula que as vezes é o cumprimento, o sorriso, a coisa fica diferente”, relatou.
As aulas presenciais do estado de São Paulo, da rede de ensino, da educação infantil ao ensino superior, nas redes públicas e privadas, segundo o Governo de São Paulo, voltaram no dia 7 de outubro, desde que prefeitos autorizem o retorno das atividades presenciais.
Em São Sebastião as aulas só retornaram em 2021 de acordo com o que foi estabelecido pelo prefeito.