Secretaria de Comunicação Social – PMC.
Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos executaram a poda de 68 árvores e a supressão de oito para a instalação de iluminação na Rua Benedito Marcos de Souza, no Sumaré, em Caraguatatuba. A via dá acesso ao Morro de Santo Antônio.
Até a próxima sexta-feira (10/10), técnicos da Compel, empresa que presta serviço para EDP São Paulo, fixam os postes e realizam o cabeamento para a colocação das luminárias posteriormente.
Em decorrência do serviço, agentes de fiscalização de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana interditaram a Rua Benedito Marcos de Souza para o tráfego de veículos nesta última segunda-feira (6/10). O acesso seguiu normalmente na terça-feira.
De acordo com o chefe de Área de Gerenciamento de Risco da Defesa Civil, Paulo Cesar da Silva, a instalação das luminárias visa à melhoria da segurança e da mobilidade urbana no acesso ao Morro de Santo Antônio. “O manejo arbóreo proposto é para a mitigação do conflito vegetação-rede para a implantação segura e eficiente do circuito de iluminação pública”, explicou.
“Foi uma operação conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e EDP São Paulo para poda e supressão de algumas árvores para colocação de alguns postes e a instalação da rede elétrica para iluminação de todo o trajeto de acesso ao morro. Essa operação já estava agendada desde a semana passada e hoje concluímos o serviço”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Oduvaldo Romano.
Com 325 metros de altura, o Morro de Santo Antônio oferece uma vista privilegiada da orla de Caraguatatuba e do Canal de São Sebastião, além de boa parte de Ilhabela. Dezenas de pessoas adeptas da caminhada sobem ao morro diariamente, bem os praticantes do voo livre que saltam das Rampas Auracy Mansano e Leste.
No domingo anterior ao dia de Santo Antônio, celebrado anualmente no dia 13 de junho, o local recebe a Missa Campal, ao lado da estátua do Padroeiro, após a Caminhada Penitencial. Em abril é realizado o Festival Auracy Mansano de Voo Livre, juntamente com as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba.