O fã de beach tennis que estava ansioso em busca de informações sobre a cidade que vai sediar um dos maiores campeonatos da modalidade do mundo, já pode comemorar o fim do mistério. Em um evento oficial realizado nesta quarta-feira, 02, foi anunciado oficialmente que o Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis será realizado em uma das cidades mais bonitas e badaladas do litoral norte paulista: Caraguatatuba. O evento acontece na Arena Nacional, espaço localizado no complexo do Serramar Shopping, que será especialmente ampliado para receber as disputas internacionais entre os dias 25 e 28 de setembro.
A competição, que reúne diversas nações, já é realizada desde 2013. Em 2024 a competição aconteceu no mês de novembro, na cidade de Oranjestad em Aruba. Na ocasião, o Brasil, como de costume, foi uma das potências do torneio, que reuniu atletas de diversas categorias. A delegação brasileira teve grande destaque com a conquista de 28 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 2 de bronze.
O anúncio oficial aconteceu em uma cerimônia que contou com a presença de grandes nomes do esporte como: Sophia Chow, terceira colocada no Ranking Mundial, Zé Luiz Pro, um dos maiores nomes do esporte e Richard Gomes, atleta de Caraguatatuba e uma das grandes promessas da modalidade. Também estiveram no evento, o prefeito Mateus Venezziani, o presidente da Federação Paulista de Tênis, Danilo Gaiano e outras autoridades. Um dos pontos de maior destaque da apresentação foi com relação ao projeto estrutural que englobará e garantirá conforto e segurança aos atletas, equipes e ao público presente.
Para a brasileira Sophia Chow, que deve ser presença certa na convocação da seleção brasileira, o evento deve ser especial. “Representar o Brasil no Pan, onde já fui campeã em duas edições é sempre gratificante. É o reconhecimento de todo trabalho que venho fazendo nos torneios nesses anos todos. É claro que jogando em casa, eu esperto vencer novamente e ajudar nosso país. Pelo que eu vi, tenho certeza de que a Romagnolli realizará mais um grande evento”, comentou a atleta.
A Arena Nacional, que possui uma moderna estrutura para a modalidade, contará com oito quadras adicionais, além de uma arena central com arquibancadas, camarotes e espaços exclusivos para o público e patrocinadores. A infraestrutura do Serramar Shopping, a expectativa é de que a competição reúna alguns dos principais nomes do beach tennis internacional, além de atrair milhares de pessoas, movimentando a economia local e fortalecendo o turismo esportivo na região. Para este evento, cada país prepara sua equipe com o que há de melhor no esporte, garantindo o alto nível de disputas durantes todas as fases da competição. São esperadas 18 delegações e aproximadamente 300 atletas.
Outra excelente notícia para o público é que a maior parte dos jogos terá entrada gratuita. Ou seja, os fãs da modalidade poderão acompanhar de perto os melhores atletas das Américas sem custo algum. Apenas os jogos das finais terão uma dinâmica diferente: para assistir às decisões, será realizada uma ação social especial, na qual os ingressos poderão ser trocados por itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis ou produtos de higiene. A iniciativa tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, unindo esporte e solidariedade em um mesmo evento.
O Pan-Americano de beach tennis é uma realização da Romagnolli Eventos, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e Serramar Shopping. A chancela é da Federação Paulista de Tênis, Confederação Sul-Americana de Tênis e Internacional Tennis Federation.