A proteção e a gestão sustentável principalmente nas cidades turísticas e com grande biodiversidade são fundamentais para garantir a qualidade de vida das pessoas, a saúde dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável, portanto, toda a sociedade precisa se mobilizar.
A inovação é um dos pilares dos projetos desenvolvidos pela Faz Educação & Tecnologia, com o intuito de sensibilizar as novas gerações. E no mês do Meio Ambiente, uma iniciativa implementada em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Educação, comemora os resultados positivos na rede pública de ensino.
O projeto denominado “Educação Ambiental em Ação: Aprendizagens que Florescem com o Território e a Tecnologia”, voltado para alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental proporcionaram uma imersão em experiências significativas por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica. As ações foram cuidadosamente planejadas para promover, por meio da tecnologia e da interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a região em que vivem, com foco na valorização e preservação do meio ambiente.
Para os alunos do 2º ano, o módulo “Vida nas águas: Explorando Ambientes Aquáticos e seus Habitantes” abriu caminhos para o encantamento e a investigação da biodiversidade marinha. Vivendo em uma cidade costeira, os estudantes foram incentivados a observar e pesquisar os animais que habitam os rios e oceanos ao seu redor. Com o apoio do iPad, eles desenvolveram habilidades de leitura, escrita, pesquisa e ilustração, culminando na criação de um livro interativo coletivo sobre os seres marinhos. Além de aprender sobre as espécies e seus habitats, os alunos refletiram sobre a ação humana nos ecossistemas aquáticos e a importância da sua preservação.
No 3º ano, os olhares se voltaram às paisagens e riquezas naturais de Ubatuba com o módulo “Explorando as Maravilhas de Ubatuba: Conhecendo Nossas Praias”. Integrando geografia, história, cultura e meio ambiente, os estudantes investigaram diversas praias da cidade, explorando suas particularidades e aprendendo sobre a importância ecológica desses espaços. Com o uso de aplicativos educativos, eles produziram registros visuais, descritivos e informativos, organizando os dados coletados em um livro colaborativo. A proposta também fomentou a consciência ambiental e o pertencimento local, estimulando práticas sustentáveis e o protagonismo juvenil.
Já os alunos do 4º ano se envolveram em uma ação de caráter investigativo e aventureiro: “Roteiro de Aventura – Explorando os Pontos Turísticos de Ubatuba”. A proposta levou as crianças a descobrirem os principais atrativos turísticos da cidade, como cachoeiras, trilhas, monumentos históricos e reservas naturais. Ao documentarem suas descobertas em produções multimodais — com fotos, vídeos e textos informativos —, os estudantes desenvolveram competências de múltiplas áreas do conhecimento, ampliando sua visão sobre o turismo responsável, o cuidado com o patrimônio local e o papel de cada um na preservação da identidade e da natureza da cidade.
“Ao longo dessas ações, ficou evidente que o uso intencional da tecnologia, aliado à exploração do território e à pesquisa ativa, potencializa a aprendizagem das crianças. Os projetos não apenas ampliaram o repertório cultural e ambiental dos alunos, mas também os convidaram a olhar com mais atenção, cuidado e orgulho para o lugar onde vivem. Os aprendizados vivenciados pelas crianças de Ubatuba nos mostram que a educação ambiental começa com o reconhecimento do valor do que está próximo. Ensinar sobre o meio ambiente é também ensinar a cuidar da própria casa — e esses projetos, ao conectarem conhecimento, sensibilidade e inovação, são uma prova viva de que é possível formar cidadãos mais conscientes, atuantes e responsáveis desde os primeiros anos escolares”, comenta o Coordenador de Operações Educacionais, David Berto.