Em projeto realizado com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, foi anunciado o filme da sessão Cine Hartãt de 10 de maio de 2025: “A Serra do Roncador ao Poente”.
O filme conta a história do povo A’uwê Uptabi, mais conhecido como Xavante, tendo seu idioma como língua oficial, que pertence ao tronco Macro-Jê, da família Jê. Filmado nas terras xavantes, nos arredores da Serra do Roncador, no Mato Grosso, a obra explora a ancestralidade do povo, detalhando sua origem territorial, antepassados indígenas e a travessia que fez de uma ponta a outra do país, para fugir dos perigos do homem branco. A história se concentra em cinco sujeitos: Diogo Juruna, Salvador Tsereurasaré, Carolina Reaptu (Mã Dzabazé), Jurandir Tsiridiwê e Saranate Xavante, pertencentes a diferentes aldeias que integram o povo Xavante. As narrativas destacam pontos fundamentais para a sobrevivência dos indígenas no ambiente em que vivem. A partir da preservação de seus ritos e culturas – lutas, músicas, danças e a própria língua xavante, considerada vulnerável pela Unesco -, sua existência é reafirmada.
O filme recebeu o Prêmio Jean Rouch de Melhor Longa-metragem na 4ª edição do Festival Internacional de Filme Etnográfico do Pará (IV FIFEP), em 2022.
Serviço
Direção: Armando Lacerda
Classificação: Livre
Entrada gratuita
10/05/25, às 19h00
PONTO DE CULTURA ESPAÇO HARTÃT ACERVO INDÍGENA
Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1231, B. Martim de Sá, Caraguatatuba.
Capacidade do Espaço: 30 lugares, por ordem de chegada.