Por Drielly Leite.
Celebrando 168 anos de emancipação, Caraguatatuba se prepara para receber investimentos que valorizam seu potencial natural, cultural e econômico, de acordo com o prefeito Mateus Silva.
Em um balanço de ações da gestão divulgado recentemente, o prefeito divulgou muitas novidades que estão por vir mediante um conjunto inédito de projetos voltados às áreas urbanísticas, turísticas e ambientais da cidade.
Segundo a informação, uma das grandes novidades para a região é a Travessia de Pedestres entre Caraguatatuba e Ilhabela, que está prevista para ocorrer por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) estadual. A proposta visa facilitar a circulação de turistas e trabalhadores, com ponto de partida no Complexo Turístico do Juqueriquerê, na região sul do município.
O local ainda passará por modernização e receberá a criação de um Centro Náutico, que deve reunir 14 marinas, pontos de embarque para passeios náuticos, uma marina pública, posto de combustível e a instalação do Navio Museu Escola Sirius, um projeto inusitado que abrigará um espaço de exposições, aulas e eventos culturais, a bordo de uma embarcação construída no Japão em 1958.
Outro projeto ousado é o Museu Submarino, primeiro empreendimento do ramo no Brasil, inspirado em experiências internacionais bem-sucedidas. O projeto une preservação ambiental, educação e turismo de mergulho.
Na região norte do município, a novidade é o projeto para a construção da Náutica Costa Norte, na Praia do Massaguaçu, que contará com um molhe inclinado em direção à praia da Cocanha. A proposta conta ainda com um espaço para instalação de uma marina pública e a adição de recifes artificiais, que poderá gerar ondas constantes e atrair praticantes de esportes aquáticos. O local também contará com um píer turístico.
Para fomentar o turismo regional de forma integrada, o município prepara o lançamento do Cruzeiro Litoral Norte, atração inédita que contará com um catamarã com restaurante para 250 pessoas, realizando um percurso entre o Camaroeiro, Ilhabela e a Ilha Anchieta. A operação será realizada pela empresa Três Fronteiras Turismo, com expertise internacional em passeios como o do Parque Macuco, em Foz do Iguaçu.
Outras novidades incluem o Parque dos Mirantes, que ligará o Mirante do Camaroeiro ao Morro Santo Antônio por um bondinho panorâmico. O complexo contará com restaurantes e áreas de convivência, para integrar natureza, lazer e acessibilidade em uma experiência inesquecível.
E para fomentar o setor turístico e educacional, o governo municipal irá transformar o prédio da colônia de férias dos bancários, no Porto Novo, que foi cedido ao município, em um hotel-escola, para fortalecer e assim impulsionar o setor hoteleiro e o desenvolvimento socioeconômico e cultural.
Diante desse horizonte de projetos inovadores e investimentos estratégicos, Caraguatatuba vislumbra um futuro promissor ao completar seus 168 anos. As iniciativas planejadas pelo prefeito Mateus Silva não apenas celebram a rica história e as belezas naturais da cidade, como também abrem caminho para o desenvolvimento sustentável e o fomento do turismo regional.