Por Patrícia Oliveira.
A mulher moderna vive um cotidiano repleto de desafios: estresse, falta de tempo e a dificuldade de encontrar alimentos saudáveis. Muitas vezes, a correria leva a escolhas alimentares que priorizam a praticidade em detrimento da saúde, resultando em um consumo excessivo de alimentos processados que inflamam o corpo e agravam problemas hormonais, levando a sintomas como irregularidades menstruais, TPM intensa e acentuar os sintomas na menopausa.
A ausência de nutrientes essenciais não afeta apenas o equilíbrio hormonal, mas também a imagem e a autoestima. A queda natural dos hormônios ao longo da vida, especialmente após os 35 anos, pode ser agravada por uma alimentação inadequada, resultando em ganho de peso, fadiga e alterações de humor. Contudo, ao prestar atenção ao seu ciclo hormonal mensal, a sua fase de vida e às suas necessidades nutricionais, é possível mudar essa situação.
Nutrientes como ômega-3, presentes nos peixes e em sementes, como linhaça e chia, bem como vitaminas do complexo B e minerais como magnésio desempenham papéis cruciais na regulação hormonal. Ao incorporar alimentos ricos nesses nutrientes, é possível restaurar o equilíbrio hormonal, promovendo não apenas o emagrecimento, mas também um aumento significativo no bem-estar emocional.
Ao olhar para a alimentação como um aliado, você não apenas nutre seu corpo, mas também transforma sua relação consigo mesma.
Patrícia Oliveira é nutricionista na saúde da mulher e sexóloga, atende em consultório. Para consultas: (11) 95059-6801 ou @patriciaoliveira.nutricionista.