Por Mariana Santos.
Há alguns anos eu tenho percebido o crescente aumento no descarte irregular de resíduos nessas duas praias, Massaguaçu e Cocanha, que é onde moro e frequento. Todos os dias eu caminho pela areia e a quantidade de lixo é perturbadora! Eu nunca vi um responsável da Prefeitura realizando a limpeza (que deveria ser pelo menos mensal, visto que muitos dos resíduos são provenientes das tubulações que

desembocam nas praias); nunca vi canais de comunicação oficiais realizando orientações à população e turistas de boas práticas quanto ao descarte de resíduos ou quanto a coleta seletiva; nunca vi programas ou ações relacionadas à esse tema ou qualquer pauta que discuta boas ações pensando no meio ambiente na cidade de Caraguá. “Ah mas tem ecoponto”, “Ah mas tem caminhão de coleta seletiva”, gente, isso é o mínimo do mínimo e vemos que está falho pois tem muita coisa chegando nas praias, certo?
Vejo nossos vizinhos, como Ilhabela e São Sebastião, sempre realizando ações voltadas à limpeza das praias, programas de conscientização da população residente e turistas, divulgação de boas práticas, sempre reforçando a importância desse assunto visto que a vida marinha presente aqui no Litoral Norte é absurda, espécies grandiosas como baleias, tubarão baleias, raias, tartarugas, etc., nossa preocupação em manter nossas praias limpas e dutos de desemboques protegidos do despejo irregular deveria ser GIGANTE. E NÃO É!

Como falei, a praia Massaguaçu e a Cocanha são as mais “esquecidas” por estarem afastadas do centro da cidade. Muito lixo, microplástico, lixo por todo lado. A praia tem poucas lixeiras, e as que tem estão enferrujadas, tortas, caindo aos pedaços e algumas até sem fundo, um descaso! Não há sinalização, não há comunicação visual de onde tem lixeiras e, como as pessoas tem preguiça de procurar, descartam em qualquer lugar (sim, é um absurdo), e aí sobra pra nós moradores andarmos pela praia com uma sacolinha do Shibata tentando juntar o que conseguimos, mas isso é INVIÁVEL!
É necessário uma junção entre: orientação/conscientização da população e principalmente turistas + investimento/renovação/sinalização das lixeiras na praia (a recomendação é que existam lixeiras a cada 50m) + precisamos inserir o hábito da limpeza de praias no calendário da Prefeitura, da faixa de areia em si, não só das vias, não só de terrenos com mato alto, mas sim das praias que estão completamente esquecidas na questão de zeladoria.