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Litoral em Pauta
Litoral Norte terá 22 novos radares a partir de maio de 2025; confira os trechos onde os equipamentos serão instalados

Foto: Divulgação/Folha UOL.

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Litoral Norte terá 22 novos radares a partir de maio de 2025; confira os trechos onde os equipamentos serão instalados

Além da fiscalização de velocidade, os novos equipamentos farão a contagem automática dos eixos dos veículos para fins estatísticos e transmissão em tempo real dos dados para uma central do DER.

17 de março de 2025
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Conforme divulgou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a partir do mês de maio, 22 novos radares passarão a funcionar no Litoral Norte. Os equipamentos entrarão em vigor nas rodovias das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, realizando a fiscalização de velocidade nos trechos não-concedidos do estado para garantir mais segurança aos usuários.

De acordo com o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento, “a implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica.

No trecho Caraguatatuba a São Sebastião serão 11 novos equipamentos, que entrarão em vigor na SP 055 Dr. Manoel Hyppólito Rego. Em Caraguá os radares estarão nos km: 89,1; 102,75; 104, 9 e 106,4; São Sebastião, nos km:114,26; 119,95; 142; 147,7; 156,97; 160,5 e 171,5.

Em Ubatuba serão 10 equipamentos. Na SP 055 Dr. Manoel Hyppólito Rego, os radares estarão nos km: 54; 71,7; 73,15; 78,3; 79,8 e 80,8. Na SP 125 Rodovia Oswaldo Cruz, a implementação ocorre nos km: 77; 80,9; 85,85 e 88,3. Ilhabela, por outro lado, terá a adição de apenas um equipamento, na SP 131, no km 11,2.

Com os novos equipamentos, que são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador, além da fiscalização de velocidade, será possível contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento.

O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, onde há maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.

Ao todo, o Estado investiu R$ 83,7 milhões na compra de 649 novos equipamentos, que serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros.

“Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.

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