Os implantes dentários são, atualmente, um dos métodos mais eficazes para reabilitar arcadas dentárias comprometidas pela perda de dentes, devolvendo aos pacientes uma função mastigatória melhor e ao mesmo tempo melhorando a estética facial e autoestima. Estes benefícios estão cada dia mais acessíveis a grande parte da população e, mediante isso, os cirurgiões dentistas sempre esclarecem as três principais dúvidas dos pacientes à respeito desta técnica.
1- Quais as principais contra-indicações para a instalação de implantes dentários? A diabetes pode ser uma contra-indicação, devido o alto índice glicêmico dificultar a osseointegração, ou seja, o tecido ósseo aderir ao implante. A glicemia estando controlada, já favorece a realização da cirurgia. Pacientes com osteoporose que fazem uso de bifosfanatos para o seu tratamento, também é um forte impedimento para a cirurgia de imediato e, neste caso, o uso destes medicamentos deve ser pausado alguns meses antes do procedimento.
2- Como saber se estou apto para receber implantes dentários? Após avaliação da saúde geral do paciente, é preciso saber se a região receptora tem osso suficiente. Para isso será realizado o exame clínico e radiográfico, sendo que nas regiões com pouca espessura e altura óssea, pode ser usado o recurso de enxertos ósseos para propiciar a instalação dos implantes.
3- Qual a durabilidade dos implantes dentários? Há vários fatores que podem influenciar negativamente na durabilidade, tais como a má higiene bucal, o hábito de fumar, bruxismo e apertamento dental, por exemplo. A dentição natural pode ser perdida se não for bem cuidada, e para os implantes pode ocorrer o mesmo. Por isso, além de uma boa higienização, deve-se fazer acompanhamento com o dentista e seguir orientações para que a vida útil dos implantes possa ser a maior possível.
Essas explanações foram um resumo bem compactado sobre implantes dentários. Para maiores esclarecimentos, deve-se procurar um profissional de sua confiança para elucidar outras dúvidas à respeito deste tipo de tratamento.