Por Drielly Leite
O ano de 2025 começou a todo vapor no Litoral Norte com a renovação do poder legislativo e executivo para o mandato de 2025 a 2028. Em Caraguatatuba, Mateus Silva e Sérgio Braz iniciaram sua gestão como prefeito e vice-prefeito destacando seu compromisso com a transparência, eficiência e foco no bem-estar da população.
Como primeiros atos de sua gestão, o prefeito Mateus Silva assinou decretos e portarias importantes, onde suspendeu pagamentos e contratos em vigor, além de licitações, que passarão por análise nos próximos 90 dias. Ele também instituiu uma comissão para avaliar documentos e conferir bens móveis e imóveis no prazo de 120 dias.
A exoneração de funcionários que ocupavam cargos em comissão, bem como as nomeações de servidores efetivos em cargos em comissão, funções gratificadas e gratificações de encargos especiais foram cessados.
“Saímos vencedores da eleição, mas só seremos vitoriosos quando conseguirmos concluir todos os nossos planos, quando realmente fizermos a diferença na vida das pessoas”, declarou o prefeito eleito.
Durante a cerimônia de posse, foram nomeados oficialmente os secretários municipais, Sérgio Braz, que além da vice-prefeito assume a Secretaria de Serviços Públicos; Marcelo Paiva, como chefe de gabinete; Ivy Malerba, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso; Fabio Ferreira, na Secretaria de Comunicação Social; Dra. Márcia Paiva, na Secretaria de Assuntos Jurídicos; Silvio Tavares, na Secretaria de Administração; Gilson Mendes, na Secretaria de Obras Públicas; Dr. Raphael Ghetti, na Secretaria de Saúde; Flávia Oliveira, na Secretaria da Fazenda; Rubens Costa, na Secretaria de Tecnologia da Informação; Roseli Morilla, na Secretaria de Educação; César Abboud, na Secretaria de Urbanismo; Bianca Colepicolo, na Secretaria de Turismo; Claudio Longo, na Secretaria de Esportes e Recreação; Arthur Brulher, na Secretaria de Assistência Social; Eloíza Andrade, na Secretaria de Governo; Fátima Rangel, na Secretaria de Habitação; Auracy Mansano Filho, na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Rogéria Freitas, na Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento.
A primeira-dama Talita Carneiro Veneziani da Silva assumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade, bem como o Cel. Eduardo César Ferreira, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, foi também nomeado como Autoridade de Trânsito do município e Valder Rocha como superintendente da Guarda Civil Municipal.
À frente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior foi eleito presidente para o biênio 2025-2026 após iniciar seu segundo mandato como vereador.
Já em São Sebastião, Reinaldinho Moreira e José Reis foram empossados como prefeito e vice-prefeito. De acordo com Reinaldinho, seu compromisso agora é retribuir a confiança que recebeu nas urnas e nas ruas. “Vamos trabalhar com dedicação para devolver à população o que ela nos deu”, ressaltou.
Como parte do governo de Reinaldinho, permanecem como secretários Luiz Carlos Biondi, da Secretaria de Administração (Secad); Cesar Zimmer, de Assuntos Jurídicos (Sajur); Laysa Pires, da Saúde (Sesau); Marta Braz, da Educação (Seduc); Juraci Marques, da Fazenda (Sefaz); Gelson Aniceto, o Tota, de Serviços Públicos (Sesep); Flávio Queiroz, do Meio Ambiente (Semam); Ubiratan Mourão, do Esportes (Seesp); Leandro Fernandes, do Urbanismo (Seurb); e Luís Eduardo, de Obras (SEO).
Pelas autarquias, permanecem Carlos Eduardo Craveiro, da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) e Cristiano Teixeira na Fundação Educacional e Cultura de São Sebastião (Fundass).
Já os novos secretários anunciados foram Célio Ales Moreira Junior, no Governo (Segov); Elias Rodrigues, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes); Leandro Pereira, no Turismo (Setur); Juliana Coelho, na Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi); José Mauro Botelho, na Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e Adriana Balbo, no Planejamento (Seplan). A primeira-dama, Taiana Prado, assume o Fundo Social de Solidariedade e São Sebastião. Para a presidência da Câmara no biênio 2025-2026, o vereador Edgar Celestino foi eleito presidente.
Em Ilhabela, Toninho Colucci foi empossado para seu quarto mandato como prefeito do município. A solenidade marcou também a posse do vice-prefeito, João Pedro Reale Colucci, e dos 11 vereadores eleitos, sendo o vereador reeleito Ezequiel de Jesus Alves, conhecido como Ezequiel Cabeleireiro, eleito o novo presidente da Câmara de Ilhabela para o biênio 2025-2026.
Reeleita para seu segundo mandato em Ubatuba, Flávia Pascoal é a primeira mulher a se reeleger para o cargo na história do município, ao lado do vice-prefeito Custódio Barreto. O município, que também contou com a posse de 11 vereadores eleitos, tem Gady Gonzalez como o novo presidente da Câmara Municipal até 2026.