No início do mês, o 6º Mutirão da Saúde, promovido pelo Instituto Verdescola em parceria com o Ensino Einstein, levou um total de 3.276 atendimentos para a Vila Sahy. O evento reafirma o compromisso da iniciativa com a promoção da saúde e do bem-estar das famílias assistidas.
Dentre os atendimentos, foram realizadas 2.384 consultas em especialidades como pediatria, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, oftalmologia e desenvolvimento infantil. Ao todo, 1.547 pessoas foram atendidas, representando 579 famílias da comunidade.
O mutirão também se destacou pelo número expressivo de exames e procedimentos realizados. Foram realizadas 366 mamografias em parceria com a ONG Américas Amigas, 40 dispositivos intrauterinos (DIUs) aplicados, 216 testes rápidos para HIV e sífilis, além 339 consultas oftalmológicas, com 117 óculos a serem doados gratuitamente pela ONG Renovatio.
Além disso, o evento resultou em 220 encaminhamentos médicos e 64 encaminhamentos para exames complementares pelo SUS, fortalecendo o vínculo com a rede pública de saúde e garantindo continuidade no atendimento das necessidades dos pacientes.
O Mutirão da Saúde é uma ação idealizada por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com a fundadora do Instituto Verdescola, Maria Antonia Civita, com o objetivo de facilitar o acesso a consultas especializadas e exames em um único local. “O Mutirão começou com a equipe de pediatria do Einstein, liderada pelos médicos Eduardo Troster, Felipe Rossi e Márcio Moreira, com o foco inicial na saúde das crianças atendidas pelo Instituto. Hoje, expandimos para nove especialidades e pretendemos crescer ainda mais. No próximo ano, quero incluir a odontologia”, explica Maria Antonia.
Pioneiro no Mutirão da Saúde, Dr. Eduardo Troster, Professor Pleno de Humanidades do Curso de Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, reforça o propósito transformador da ação. “É gratificante para o médico cuidar de quem está doente, mas é ainda mais recompensador atender pessoas em situações onde podemos, de fato, fazer a diferença”, afirmou o especialista.
O impacto na comunidade é evidente. Vilmara Nogueira, uma das mães atendidas durante a ação, expressou sua gratidão pela oportunidade: “Temos muita sorte de sermos atendidos, praticamente no quintal de casa, por profissionais tão competentes e dedicados no que fazem”, declarou.
Com o apoio de médicos e residentes do Ensino Einstein, além das parcerias com a Américas Amigas, Renovatio e Prefeitura de São Sebastião, o evento reforça o compromisso do Instituto Verdescola em ser um agente transformador na região.