Com uma linguagem híbrida que mistura documentário e animações em xilogravuras, além de uma linda fotografia, o curta-metragem “Benzô” vem conquistando todas as idades em seus três primeiros meses desde o lançamento. Com exibições em escolas públicas e videoteca de São Sebastião, eventos municipais, festivais e mostras de cinema do litoral norte, o documentário será exibido ainda este ano na Aldeia Rio Silveiras, em Boracéia, Costa Sul, às 12h de 29 de novembro; na Expotec, na Rua da Praia, Centro, às 9h do dia 7 de dezembro; e em Ilhabela, no ponto de exibição “Na subida do Morro é diferente,” dia 13 de dezembro às 19h.
O lançamento foi no final de agosto, com grande público, em evento realizado em escola de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, e em setembro, em uma escola da Enseada, na Costa Norte da cidade. Seguiu em exibições no Citroneladoc, em Ilhabela, no 5º Encontro de Cinema do Interior Paulista ICINE, no festival (Re)existe Cinema em Ubatuba, na residência artítisca no Kaaysá Artresidence, no Festival São Sebastião Preta, na videoteca municipal, no Cras Costa Norte e na Casa da Cultura por meio da SEPEDI, em São Sebastião. Aberto a toda a população e com classificação livre, a circulação gratuita do curta-metragem “Benzô” busca aproximar as pessoas do universo ancestral da oralidade.
De acordo com Letícia Andra, diretora e roteirista do curta-metragem e sócia-fundadora da produtora independente “Corpo Ancestral”, o diálogo após as exibições é imprescindível para trocar experiências com o público sobre o filme. “O tema benzimento toca profundamente o coração das pessoas, que resgatam histórias de curas vividas por elas ou por alguém próximo. No momento em que tanto se discute apagamento cultural, é uma das formas que temos de mostrar cada vez mais ao mundo que a ligação do povo com a ancestralidade resiste e tem um valor imensurável”, ressalta.
O enredo do filme guia o espectador a uma praia onde, por meio de animações, duas crianças descobrem o benzimento através dos elementos essenciais, unindo a realidade e a ficção. “É surpreendente ver o impacto de ‘Benzô’ em tão pouco tempo, mais de duas mil pessoas já assistiram o curta, sempre acompanhado de um diálogo sobre o processo de produção. As pessoas criaram uma conexão com este filme que nunca imaginei, além de ótimas críticas que nos possibilitaram fazer parte de festivais importantes na região. Agora, o objetivo é fazer com que essa história chegue a mais e mais pessoas”, completa Letícia.
“Benzô” foi produzido por meio do Edital LPG-SS-SP nº 01/2023, da aplicação da Lei Paulo Gustavo em São Sebastião, através da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass). O filme recebeu o prêmio do ICINE e do Laboratório Cisco de Finalização de Documentários de Curta-metragem do Interior e Litoral de São Paulo, contando com grandes especialistas do audiovisual brasileiro para os tratamentos técnicos finais da obra. Nas exibições, o projeto conta com a estrutura do Cinema na Kombi. Para mais informações sobre o documentário “Benzô,” acesse Instragram @benzo_curta_metragem ou @corpo_ancestral.
Serviço: Exibições “Benzô” (2024) | Classificação: Livre | Duração: 15 minutos
- Dia: 29 de novembro (sexta-feira)
- Horário: 12h
- Local: Aldeia Rio Silveiras – ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TXERU BA’ E’ KUA-I
- Endereço: Km 183 da Rodovia Manoel Hypólito Rego, em Boracéia, na divisa entre Bertioga e São Sebastião.
- Dia: 07 de dezembro (sábado)
- Horário: 9h
- Local: Expotec São Sebastião
- Endereço: Praça de Eventos Rua da Praia – Centro de São Sebastião
- Dia: 13 de dezembro (sexta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Na Subida do Morro é diferente – Ilhabela
- Endereço: Rua Virgilio Basílio da Silva n° 122, Barra Velha