Ao completar 53 anos em 29 de novembro, o CIESP São José dos Campos celebra uma trajetória marcada por contribuições importantes ao fomento da indústria. Sob sua jurisdição, além da cidade-sede, estão outras sete: Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e São Sebastião. A população total dos municípios é de 1,07 milhão de habitantes, para os quais as 1.368 indústrias de transformação locais são muito relevantes para a inclusão social e o desenvolvimento econômico.
Nossa sede passou por uma reforma que a tornou mais funcional, moderna e bonita, consolidando-se como ponto de encontro sempre de portas abertas aos empresários do setor. Acima de tudo, um local para o desenvolvimento de negócios e soluções para os industriais da Região. A tradicional Rodada de Negócios bate recordes e mostra por que é tão dinâmica na geração de negócios. Somente na edição de 2023, em parceria com as regionais de Jacareí, Taubaté e Alto Tietê, teve 284 empresas inscritas, mais de 1.100 reuniões, 20 organizações-âncora e 11 patrocinadoras.
Outros eventos que promovemos também tiveram destaques de público e na ampliação da rede de relacionamento, como o Almoço e Negócios e o Networking Café. Nossos canais de comunicação nunca foram tão ativos. As ações ganham destaque na imprensa e nas mídias sociais. Um avanço de destaque na área é o novo Podcast CIESP.
A representatividade da mulher na indústria regional ganhou mais ênfase com a criação do Núcleo Confem Vale, instituído para aumentar a participação feminina. O engajamento das participantes culminou com ações práticas expressivas, como o Programa Elas na Indústria, que capacitou 29 alunas no curso de Inspetora de Qualidade da área tecnológica de metalmecânica. Deverão ser realizadas, ainda, mentoria, visitas técnicas, palestras e workshops. As mulheres têm, em especial nesta DR, demonstrado na prática um alto espírito de liderança e realizações.
Nossos comitês são uma voz forte da indústria regional, com ampla participação de representantes do setor no debate de temas pertinentes para o desenvolvimento de cada área. Dentre eles, destacam-se o de Competitividade, o de Relações Trabalhistas, o de Desenvolvimento Sustentável, o de Saúde e o de Comércio Exterior. Trabalhar ao lado de parceiros competentes e atuantes faz a diferença. Algumas das iniciativas que alavancamos junto com outras entidades incluem a Nova Escola Senai (que contou com um concreto esforço da DR local na obtenção do terreno junto à Prefeitura), o Acelera Startup, a Jornada de Transformação Digital e o Startup On.
Também inauguramos o polo regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, que está funcionando na nossa sede em São José dos Campos, proporcionando mais segurança jurídica às empresas, com agilidade, sigilo e economia, ao tratar de conflitos nas áreas cível e comercial. Trabalhamos em todas as frentes para oferecer serviços e produtos que facilitem a vida dos empresários da indústria. A capacitação é uma das principais bandeiras da Diretoria Regional. Em 2023, na comparação com 2022, houve aumento de 267,7% na média de pessoas que participaram mensalmente de atividades em nossa sede (cursos, treinamentos e consultorias). Em relação ao período pré-pandemia (2019), o crescimento foi de 251,5%.
Também acreditamos na união e na empatia. Por isso, concentramos esforços para apoiar iniciativas sociais, como a Campanha Unidos pela Vida (apoio aos refugiados da Ucrânia), a Missão Empreender (mentorias para empreendedores do Litoral Norte afetados pelas chuvas) e o posto de arrecadação para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao celebrar mais um aniversário, o CIESP São José dos Campos reafirma seu compromisso com o fortalecimento da indústria regional e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**Alexandra Calixto Gioso é a diretora-titular do CIESP São José dos Campos.