Por Felipe Riela
O Governo de São Paulo anunciou obras de melhoria e duplicação na Rodovia Rio-Santos, no trecho entre Caraguatatuba e Ubatuba. O estudo será realizado pela concessionária Tamoios, por R$ 12,5 milhões, e o projeto deverá ser entregue até o fim de 2024. Detalhes das obras e futuras concessões só serão anunciados após a conclusão dessa primeira etapa do projeto.
Com cerca de 45 km de extensão, entre os bairros Jetuba (Caraguatatuba) e Praia Grande (Ubatuba) a duplicação do trecho tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito na região. O projeto faz parte de um pacote de medidas para aprimorar a infraestrutura viária do Litoral Norte, que incluiu a Nova Serra, o Contorno Norte e a entrega do Contorno Sul para novembro.
O 1º trecho, na orla do Massaguaçu, na região norte de Caraguatatuba, terá tráfego em duas pistas, dividas por um canteiro, com ciclofaixa na orla e quiosques nas travessias de acesso até a praia. No 2º, na praia da Maranduba, na região sul de Ubatuba, também, tráfego em duas pistas, separadas por um canteiro central, nova área para estacionamento na orla e travessias da pista subterrânea, acessibilidade nas travessias e arborização ao longo da duplicação. No 3º, na orla da Praia Grande, já na chegada em Ubatuba, o projeto prevê pista duplicada, áreas de estacionamento, travessias de acesso, barreira verde ao longo da rodovia e baixo impacto visual na paisagem.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Jr (MDB), compartilhou nas redes sociais um vídeo que mostra o conceito urbanístico das praias do trecho após a conclusão das obras de duplicação. As imagens mostram a divisão das pistas, ciclofaixas, quiosques, áreas de estacionamento e travessias subterrâneas.