No último dia 19 de outubro, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou da 3ª Reunião de Prefeituras e Gestores de Turismo da APRECESP, realizada no Fazenda Restaurante e Eventos, na Estância Turística de Salto. O encontro reuniu prefeitos e gestores das estâncias paulistas e foi marcado por discussões sobre políticas públicas e estratégias de promoção do turismo nas cidades turísticas do estado.
O evento, promovido pela Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), teve como objetivo principal fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico das 70 cidades estância do estado, que são classificadas como balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
Em seu discurso, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, ressaltou a relevância da APRECESP no fomento ao turismo. “A APRECESP tem sido uma parceira fundamental nas ações da secretaria, um trabalho conjunto para consolidar o turismo como uma alavanca de desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou.
Além de Felipe Augusto, estiveram presentes prefeitos e gestores de diversas estâncias, como Brotas, Salto, Bragança Paulista, Mongaguá, Águas da Prata, Ribeirão Pires, Iguape, Atibaia, São Roque, Itanhaém, Praia Grande, entre outros. Durante o evento, foi discutida também a otimização do uso dos recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), buscando mais agilidade e eficiência nas ações de desenvolvimento local.
A APRECESP, fundada em 1985, é uma entidade privada sem fins lucrativos que representa os interesses das cidades estância paulistas. A entidade tem assento em importantes fóruns de debate do turismo estadual, como o Conselho Estadual de Turismo, a Câmara de Turismo da Federação do Comércio e o Conselho de Orientação e Controle do DADE, órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
Felipe Augusto, enfatizou a importância do evento para a troca de experiências e o fortalecimento das estâncias. “A reunião foi uma oportunidade valiosa para discutirmos políticas públicas e aprimorar o uso dos recursos para impulsionar o turismo nas estâncias paulistas”, afirmou o prefeito.