Os surfistas sebastianenses Wellington Reis e Cauã Gonçalves, fizeram história ao ajudarem o Time Brasil a conquistar a medalha de ouro por equipes pela terceira vez consecutiva nos XVII Jogos Pan-Americanos de Surfe (PASA Games 2024). O evento foi realizado entre os dias 4 e 13 de outubro em Punta Rocas, em Lima, no Peru.
Dos dois surfistas do município, Wellington Reis, local de Cambury, conquistou o melhor resultado na categoria individual Sup Surf Masculino, ficando com a medalha de bronze.
“Gostaria de expressar minha gratidão à CBSurf pelo excelente trabalho e por proporcionar uma estrutura incrível para todos os atletas. Obrigado ao time Brasil pela energia positiva e pelo apoio”, expressou o medalhista de prata.
Cauã Gonçalves, morador de Maresias, terminou na 13ª posição, na categoria individual Shortboard Surf Masculino. “Foi uma experiência incrível estar com a equipe brasileira nos últimos dias. Infelizmente, fiquei pelas quartas de final, mas estou muito grato pela oportunidade. Brasil campeão por equipes!”, comemorou.
Carlos Bahia, um dos grandes nomes do Longboard mundial e morador de Maresias, ia participar da competição, mas não conseguiu por conta de um assunto familiar.
A equipe brasileira, composta por grandes talentos do surfe nacional, reafirmou sua hegemonia nas ondas da América Latina, liderando o quadro de medalhas e se destacando em todas as modalidades da competição.
O Brasil somou 15.875 pontos, o país anfitrião do PASA Games terminou em segundo com 14.331 e a prata por equipes, os ‘hermanos’ da Argentina ficaram com 13.169 e o bronze, o Chile fechou o pódio com 11.171.
Resultado dos outros atletas brasileiros
O Brasil venceu duas categorias individuais e colocou 16 atletas no pódio na competição.
Maylla Venturin e Atalanta Batista venceram as categorias Bodyboard Feminina e Longboard Feminina, respectivamente.
Silvana Lima (Surf), Maíra Viana (Bodyboard), Sócrates Santana (Bodyboard), Aline Adisaka (SUP Surf) e Luiz Diniz (SUP Surf) levaram a prata.
Juliana dos Santos (Surf), Diego Gomes (Bodyboard), Gabi Sztamfater (SUP Surf), Wellington Reis (SUP Surf), Luana Soares (Longboard), Jessika Matos (SUP Race Feminino) e Eri Tenório (SUP Race Masculino) ficaram com o bronze.
Já Júlia Duarte e Guilherme dos Reis receberam a medalha de cobre pela quarta posição no Surf Feminino e SUP Race Masculino, respectivamente.
Equipe Brasileira Escalada no PASA 2024
A equipe brasileira que disputou o XVII PASA em Punta Rocas é formada por atletas de renome internacional e jovens promessas.
Shortboard Feminino: Juliana dos Santos, Júlia Duarte e Silvana Lima
Shortboard Masculino: Wesley Leite, Bino Lopes e Cauã Gonçalves
Longboard Feminino: Atalanta Batista e Luana Soares
Longboard Masculino: Rodrigo Sphaier e Daniel Batista
SUP Surf Feminino: Aline Adisaka e Gabi Sztamfater
SUP Surf Masculino: Wellington Reis e Luiz Diniz
SUP Race Feminino: Lena Ribeiro e Jéssica Matos
SUP Race Masculino: Eri Tenório e Guilherme dos Reis
Bodyboard Feminino: Maíra Viana e Maylla Barcellos
Bodyboard Masculino: Diego Gomes e Sócrates Santana
Equipe Técnica
Paulo Moura, chefe de equipe e técnico
Therry Carolina, operacional
Américo Júnior, técnico
Andrea Lopes, técnica
Stefano Triska, oficial de bodyboard
Marcelo Amorim, fisioterapeuta
CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina.