A Residência Médica, uma modalidade de pós-graduação, é uma etapa fundamental na formação do médico especialista. Por meio do contato com atendimentos reais, o profissional tem a oportunidade de aprofundar conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades práticas essenciais para a oferta de um serviço humanizado de qualidade.
Alinhada à missão de oferecer um ensino de excelência, a Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu o período de inscrições para o processo seletivo da Residência Médica 2025 nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Urologia e Neonatologia.
Com um serviço de qualidade oferecido por meio de parcerias com o hospitais de referência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, entre eles o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) e o Hospital Regional do Vale do Paraíba (HRVP), a Residência Médica UNITAU atrai médicos de diferentes regiões do país.
Karen Kallás Pinto é de Itajubá-MG e iniciou a especialização em Cirurgia Geral na Universidade de Taubaté em 2024. Ela conta que a Residência Médica da UNITAU possui um reconhecimento importante dentro das faculdades de medicina, o que a fez, desde o início da graduação, se interessar pela instituição e pelo serviço.
“A residência em Cirurgia Geral é desafiadora. Além de ser uma experiência intensa, ela exige conhecimentos teóricos e práticos. Tenho me esforçado a cada dia em busca de um aprendizado constante. É muito gratificante poder fazer o que se ama e caminhar nesse desafio com pessoas tão importantes, que se tornaram minha família”, afirma.
Residência Médica UNITAU proporciona intercâmbio com profissionais renomados
Desde que iniciou o programa de Residência Médica na UNITAU, Karen coleciona momentos marcantes na especialização, mas destaca a primeira cirurgia de apendicectomia (retirada do apêndice) como um dos mais importantes. Para a residente, o início parecia muito difícil, mas afirma que, com o tempo, passou a se sentir mais segura e madura profissionalmente.
“Meus chefes e professores são muito bons e possuem bastante didática. Fazer residência em um hospital acadêmico nos traz uma proximidade ainda maior com eles. Aqui, passamos por várias áreas, permitindo grande aprendizado e constante aprimoramento”, completa.
Durante o período de Residência na UNITAU, os médicos têm a oportunidade de adquirir experiência prática sob a supervisão de especialistas renomados, aprimorando as habilidades clínicas e desenvolvendo uma compreensão aprofundada da área de atuação escolhida.
Processo seletivo para Residência Médica UNITAU
A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para médicos interessados em participar do processo seletivo da Residência Médica 2025. Ao todo são mais de 50 vagas, em diversas especialidades, para recém-formados e também profissionais que estão em busca de novas especializações.
O processo seletivo para a Residência Médica na UNITAU é composto por uma prova objetiva, que é eliminatória e classificatória, e pela análise curricular, que tem caráter classificatório e vale até 10% da nota final de cada candidato. A prova teórica está marcada para o dia 8 de dezembro de 2024, das 9h às 13h.
Para participar do processo seletivo da Residência Médica UNITAU, basta fazer a inscrição no site oficial da Universidade de Taubaté. Confira o edital completo neste link.