Caraguatatuba foi selecionada como uma das finalistas do Prêmio AMVALE 2024, promovido pela Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com cinco projetos aprovados.
A cidade reafirmou o compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável, alinhando suas iniciativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao todo, 31 cidades participaram do concurso, com 128 iniciativas concorrendo em diversas categorias. A escolha dos finalistas levou em conta o atendimento aos requisitos estabelecidos e a maior adesão aos critérios de seleção, resultando em 87 projetos selecionados para a fase final.
Por parte de Caraguá, os projetos classificados, que abrangiam áreas fundamentais para o desenvolvimento social e econômico, foram:
Concurso Chef Caraguá, que atende ao ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Responsável, inscrito pela Secretaria de Educação;
Festival do Mexilhão, pela Secretaria de Turismo, atendendo ao ODS 8 – Trabalho e Crescimento Econômico;
Programa Caraguá sem Bitucas, que atende ao ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca;
Projeto Basta ao Descarte Irregular de Resíduos!, atendendo ao ODS 15 – Vida Terrestre, inscrito pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento;
E o projeto de Gestão Responsável, Inserção e Alinhamento do Município de Caraguatatuba com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Com o objetivo de apresentar seus projetos à comissão julgadora, Caraguá segue em fase de preenchimento do Formulário da Segunda Fase, que deve ser feita até o dia 18 de outubro.
O resultado final será um reconhecimento das melhores práticas em gestão pública e sustentabilidade, premiações que podem trazer benefícios significativos para o município.