Neste último sábado (21/9), as praias do litoral sul e norte de São Paulo, como Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, São Sebastião (praias de Maresias e Enseada), Caraguatatuba (praias Martin de Sá e Porto Novo) e Ubatuba (Itaguá), foram palco de uma ação especial realizada pela Sabesp no Dia Mundial da Limpeza dos Rios e Praias. A iniciativa, que reuniu moradores locais e turistas, teve como objetivo principal a coleta de resíduos nas praias, a conscientização da população sobre a correta destinação do lixo e a importância da preservação ambiental.
Com o apoio de voluntários, foram distribuídos sacos de papel kraft – que é totalmente sustentável – para armazenamento do lixo, evitando o descarte incorreto, contribuindo para a proteção dos oceanos. Durante o evento, também foram repassadas informações sobre o Programa Onda Limpa da Sabesp, que realiza obras de saneamento, garantindo que o esgoto não chegue ao mar sem tratamento, melhorando a balneabilidade das praias e a qualidade de vida da população.
Além da coleta de resíduos, houve atividades de conscientização. Estas ressaltaram a importância do descarte correto do lixo e de preservar os recursos hídricos. Entre os resíduos mais coletados, esteve o plástico (garrafas, sacolas e embalagens de alimentos), também foram recolhidos materiais como bitucas de cigarro, latinhas e garrafas de vidro, o que reforçou a importância de eventos como este.
O evento teve impacto positivo nas praias do litoral sul e norte, sendo um exemplo de como o engajamento da sociedade pode trazer benefícios duradouros ao meio ambiente. Além disso, reforçou a importância de um esforço contínuo na proteção dos oceanos, que depende da colaboração ativa de todos.
Programa Onda Limpa – As atividades do maior programa de saneamento ambiental do litoral brasileiro, o Onda Limpa – realizado na Baixada Santista e no Litoral Norte – também foram destaque durante a ação. Os organizadores aproveitaram a oportunidade para informar o público sobre o andamento dos projetos essenciais para melhorar a qualidade da água e garantir que as praias continuem limpas. A iniciativa busca ampliar o acesso ao saneamento básico, reduzir a poluição dos rios e do mar e proteger a vida marinha.
Com o compromisso de aprimorar as condições sanitárias e ambientais, as ações do Onda Limpa incluem a expansão do sistema de esgoto. São iniciativas que garantem serviço de saneamento à população, contribuem para a melhoria da qualidade das praias, atendem as metas do marco regulatório e a universalização, beneficiando o meio ambiente.
Baixada Santista – PRAIA GRANDE: O Programa vai realizar obras de melhorias no sistema de esgotamento sanitário e tratamento de esgotos dos bairros Samambaia, Jd. Esmeralda, Ribeirópolis, Bairro Trevo e Bairro Japurá, Nova Mirim, Anhanguera, Tupiry, Intermares e Imperador. Serão implantados mais de 100,4 km de redes coletoras e oito estações elevatórias de esgoto, até 2024.
Litoral Norte – UBATUBA: As obras vão coletar e levar para tratamento o esgoto dos bairros de Maranduba, Sertão da Quina, Jardim Itamambuca, Recanto Itamambuca, Perequê, Santa Rita, Enseada e a região central de Ubatuba. Divididas em quatro sistemas de esgotamento sanitário (Itamambuca, Perequê, Maranduba e Central), as obras consistem na implantação de 126,7 km de rede coletora e da construção de três estações de tratamento de esgoto (ETEs), além de 41 estações elevatórias para bombeamento desse esgoto coletado.
CARAGUATATUBA: Estão em andamento as obras do Sistema de Esgotamento Jaraguazinho, Golfinhos 1, Cidade Jardim e Martim de Sá. Os trabalhos englobam a construção de 23,2 km de rede coletora de esgoto e três estações elevatórias.
SÃO SEBASTIÃO: Construção da estação de tratamento e estação elevatória de esgotos de Maresias. Com o equipamento será possível tratar 150 litros de esgoto por segundo.
ILHABELA: No município está em andamento obras no sistema de esgotamento dos bairros Praia Grande e Curral. Com implantação de uma estação de tratamento, 11 estações elevatórias e 1,9 km de rede coletora com o objetivo ampliar os índices da cidade.
Lançado em 2007, o Programa Onda Limpa vem expandindo a coleta de esgoto nas cidades litorâneas, contribuindo para a melhoria da saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias de toda a costa paulista, com reflexos diretos na valorização imobiliária e atração de turistas.