Aberto a toda a população e com classificação livre, a circulação gratuita do curta-metragem “Benzô” busca aproximar as pessoas do universo do benzimento e da ancestralidade. O lançamento foi no final de agosto, em uma escola de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, e agora estará na Costa Norte da cidade, na próxima sexta-feira (20/9), às 10h, no auditório da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada. Após apreciarem o documentário, o público poderá participar de uma roda de conversa com a equipe do filme sobre o processo de produção e pesquisa.
Letícia Andra, diretora e roteirista do curta-metragem produzido pela Corpo Ancestral, conta que foi marcante perceber a emoção do público ao assistir “Benzô” na escola de Boiçucanga. “Foi uma energia única ver os olhos de crianças, jovens e adultos brilhando ao acompanharem esta imersão na cultura do benzimento por meio do fascinante universo do realismo fantástico. Senti que o filme foi abraçado por cada um nas duas exibições”, afirma.
“Sentimos que as pessoas entenderam a proposta que traz as histórias reais de um Pajé Guarani e uma caiçara, com a ludicidade das animações e xilogravuras que reforçam a ligação destes mestres as plantas e as rezas. E com esse sentimento convido todos a virem assistir no auditório da Enseada no próximo dia 20”, completa a diretora.
“Benzô”, que traz um forte discurso de preservação das identidades culturais, recebeu o carinho do público. “Achei incrível, pois mostrou nosso litoral que é lindo, mostrou o benzimento que é você acreditar em coisas boas independente da crença, o que trouxe muita energia boa para todos”, reforça Alana Silveira, profissional de TI que mora em Boiçucanga.
“É bonito o encontro da figura da benzedeira, que a gente vê cada vez menos, com a nossa cultura da comunidade indígena que a gente tem na nossa região. O documentário fala de uma cultura popular muito forte”, completa Priscila Lemos, professora da escola onde foi exibido “Benzô”.
Segundo a Corpo Ancestral, a narrativa nos guia a uma praia onde duas crianças descobrem o benzimento através dos elementos essenciais que serão revelados a quem assistir em um curta-metragem que une a realidade e a ficção.
“Benzô” foi produzido por meio do Edital LPG-SS-SP nº 01/2023, da aplicação da Lei Paulo Gustavo em São Sebastião, através da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass). O filme recebeu o prêmio do ICINE e do Laboratório Cisco de Finalização de Documentários de Curta-metragem do Interior e Litoral de São Paulo, contando com grandes especialistas do audiovisual brasileiro para os tratamentos técnicos finais da obra.
Nas exibições, o projeto conta com a estrutura do Cinema na Kombi, que tem um histórico significativo no litoral norte na promoção de cineclubes e conteúdo audiovisual. Para mais informações sobre o documentário “Benzô” acesse Instragram @benzo_curta_metragem ou @corpo_ancestral.
Serviço: Exibições “Benzô”. Classificação: Livre | Duração: 15 minutos | Cidade: São Sebastião. Dia: 20 de setembro (sexta-feira) – Aberto ao público. Horário: 10h. Local: Auditório da E.M. Cynthia Cliquet Luciano. Endereço: R. Castro Alves, 377, Enseada