Por Drielly Leite
De família tradicional caiçara há gerações, o coronel Eduardo Stanelis é candidato a prefeito de Caraguatatuba nas eleições deste ano com Dr. André Souza como vice-prefeito. Com apoio dos partidos Progressistas, Partido da Mulher Brasileira e Democracia Cristã, ele deseja restaurar a qualidade de vida que o município possuía no passado. Sua candidatura é ainda apoiada por mais 36 candidatos a vereadores que, de acordo com ele, são pessoas de potencial que desejam trabalhar em prol de Caraguatatuba.
Nascido em Ribeirão Preto e criado em Caraguatatuba, Stanelis se formou na Academia de Polícia em 1989. Em 1991, assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de São Sebastião, na época responsável por atender as quatro cidades do Litoral Norte. Após vivenciar várias dificuldades por conta da pequena equipe de 28 bombeiros que o litoral possuía, iniciou uma mobilização para implantar Postos de Bombeiros em todas as cidades, em parceria com as prefeituras locais, medida esta que veio a ser efetivada, garantindo que hoje cada cidade possua um posto de atendimento.
Como comandante do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte permaneceu por 20 anos. Ele também esteve no subcomando do 11º Grupamento de Bombeiros; no Centro de Suprimento e Manutenção de Armamento e Munição da PM (2013 a 2014); e em 2014 como chefe do Centro de Suprimento e Manutenção de Materiais de Intendência (CSM/M Int). Em 2016 foi promovido ao Posto de Coronel, tornando-se chefe do Estado maior do Comando de Policiamento da Capital (CPC), onde comandou o CPA/M-4 (Zona Leste de São Paulo), o Comando de Policiamento Metropolitano, e a Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM. Por fim, comandou o CPI/1, que responde pelo policiamento de toda a região do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
Em 2020, após sua aposentadoria, foi incentivado por amigos a se lançar candidato a prefeito de Caraguatatuba, nas eleições daquele ano. De acordo com ele, mesmo sem dinheiro para investir na campanha, partido ou vivência política, o desafio foi aceito, conquistando mais de 10 mil votos e uma experiência incrível.
Dentre suas propostas como candidato a prefeito, Stanelis aponta a saúde como uma das maiores urgências. Segundo ele, se eleito pretende colocar em prática o sonho de Caraguatatuba ter um hospital regional, além de um Centro de Diagnósticos e Tratamentos, para que a população não precise subir a serra para buscar atendimento. Stanelis ressalta também a importância da criação de um hemocentro, para que aqueles que desejam doar sangue possam fazê-lo na cidade, de forma a estimular que outras pessoas também sejam voluntárias.
Ele também expressou a vontade de criar um Hospital Veterinário, separando a zoonose do bem-estar animal, frisando que a competência de uma deverá ser frente ao controle de pragas urbanas, e do outro pelo cuidado dos animais da cidade. Ele também aponta a necessidade da realização de campanhas de chipagem para todos os animais, desde os domésticos aos de grande porte, como bois e cavalos, de forma a facilitar a identificação dos donos em casos adversos. Cirurgias e castrações gratuitas também são essenciais, principalmente para aqueles que não tem condições de custear esses serviços para seus animais.
Em relação à segurança pública, o candidato enfatiza a necessidade de mais câmeras de monitoramento por toda a cidade, com capacidade de realizar leitura facial, para identificar criminosos procurados e placas de carros roubados. Fora isso, ele pretende investir na guarda municipal, garantindo mais equipamentos, qualificação e expansão do número de colaboradores, além de fazer parceria com a polícia militar. Drones para verificar áreas de tráfico também foram apontados como uma necessidade. Para Stanelis, “o turismo começa com segurança pública”, por isso é tão importante falar disso antes de qualquer outra coisa. Desburocratização a cidade, incentivo a vinda de novos empresários, diminuição de tributos e qualificação da mão de obra são também outros pontos apontados importantes para o candidato.
Stanelis ressalta ainda que mesmo após a campanha de 2020, continuou atuando em favor da população caraguatatubense, conseguindo aproximadamente 4 milhões em emendas parlamentares, para saúde e infraestrutura, com apoio dos políticos Major Olímpio, Mauricio neves, vice-presidente do Progressistas nacional, partido ao qual é filiado, e Paulo Corrêa Junior. Com o desejo de promover aos cidadãos de Caraguatatuba um modelo de cidade integrada, inclusive digitalmente, ele destaca que é hora de mudança e que “a cidade tem que ser gerida como uma empresa, com a responsabilidade de dar lucro para o cidadão”, enfatizou.