No início da década de 1990, a história do Brasil foi marcada pela hiperinflação, que atingiu índices anuais médios na casa dos 1.500%. Nesse cenário, a estabilização da economia era um desafio para a administração pública e para o bolso do brasileiro. E foi em meio aos debates sobre os impactos da crise financeira que professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) criaram o Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes). O projeto é tema do quarto episódio de “Pesquisas e Projetos que fizeram história”, série comemorativa em celebração aos 50 anos da UNITAU, que mostra o impacto das ações da Universidade na comunidade.
“O Nupes tem 28 anos, a primeira pesquisa foi feita em setembro de 1996. Desde então, até os dias atuais, nós fazemos levantamento semanal em 16 supermercados do Vale do Paraíba, de 44 produtos de alimentação, higiene pessoal e limpeza doméstica, para um padrão de família com cinco pessoas e com a renda de cinco salários mínimos”, explica o coordenador do Nupes, Prof. Dr. Edson Trajano. A proposta da pesquisa, quando criada, era justamente registrar os indicadores de inflação na região.
A iniciativa dos professores Luiz Carlos Laureano da Rosa, Dorivaldo Francisco da Silva e Maria Inês Xavier foi inspirada no estudo que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) já fazia em São Paulo e, além de revelar o impacto do preço da cesta básica no orçamento dos moradores da região, também visava contribuir com a formação dos universitários do curso de Ciências Econômicas.
“O compartilhamento de conhecimento com os professores, com os colegas, vai ser muito enriquecedor para a minha carreira. É uma visão muito ampla que você ganha”, afirma Rafaela Cilene de Oliveira, pesquisadora do Nupes e aluna do segundo semestre do curso de Ciências Econômicas da UNITAU entrevistada no episódio.
Com o apoio da mídia regional, mensalmente, dezenas de matérias sobre o resultado da pesquisa Nupes, com preços dos itens da cesta básica, são veiculadas em jornais impressos, portais de notícias, rádios e também nas emissoras de televisão. O acesso à pesquisa, há quase três décadas, ajuda o consumidor local a identificar os itens mais indicados para compor as compras familiares e aqueles que devem ser evitados devido à alta no valor.
“O propósito principal do Nupes é fazer essa prestação de serviço, e nós temos o apoio da mídia regional para fazer isso. É importante fazer esse trabalho de prestação de serviço à sociedade e, principalmente, dar subsídio à organização de políticas públicas para enfrentar o grande problema de combate à fome no Brasil, no mundo e, inclusive, no nosso município de Taubaté”, completa Trajano.
Para conferir o episódio de “Pesquisas e Projetos que fizeram história”, acesse o link: unitau.me/fizeram-historia-04. Confira os episódios anteriores aqui.