Por Drielly Leite
De família tradicional caiçara, o candidato a Prefeito de Caraguatatuba Neto Bota (União Brasil), e seu Vice Dr. José Ernesto (Republicanos), pretendem “promover as mudanças necessárias para o bem da população”, conforme expressaram durante o lançamento oficial da campanha no início de agosto.
Com a coligação ‘Por amor a Caraguá’, Neto Bota e Dr. José Ernesto são apoiados por mais de 80 candidatos a vereadores e pelos partidos Avante, PRD, PSDB, União Brasil, Republicanos, Cidadania e PV.
Vereador por dois mandatos (2009 a 2016), Neto Bota foi o candidato mais votado de todo o Litoral Norte em 2012. Ele também atuou como presidente da Frente Parlamentar de Saúde do Litoral Norte, foi presidente da Câmara Municipal (2013 a 2014) e Secretário Municipal de Governo. Em 2022 concorreu ao cargo de deputado estadual, com quase 30 mil votos no total, sendo o mais votado em Caraguatatuba, com 18.950 votos. Neto Bota é Educador Físico, Pedagogo e cursa atualmente Administração Pública.
Seu Vice, Dr. José Ernesto, é médico, empresário, fundador do HOC- Hospital de Olhos e Clínicas, ingressou na política municipal em 2016 e é o atual vice-prefeito de Caraguatatuba.
Dentre as propostas apresentadas pela dupla, está como prioridade a Saúde Pública. De acordo com Bota, faz parte de seu plano de governo a ampliação e manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), bem como do Hospital Stella Maris. Para ele, melhorar a estrutura, garantir a desburocratização para a população conseguir acessar exames, passar por consultas e obter medicação é algo de primeira necessidade. Ele também expressou o desejo de criar um Centro de Referência à Saúde do Homem (Pró-Homem) e criar meios para viabilizar a vinda de mais médicos especialistas para a cidade.
Para a Educação Neto Bota e Dr. José Ernesto pretendem ampliar as escolas em período integral e criar os contraturnos escolares, além de mais prédios, garantindo que as crianças tenham acesso a alimentação de qualidade, arte, cultura e esporte. Bota também salientou seu desejo em trazer mais Universidades para o município, sejam elas públicas ou privadas, de maneira a garantir que esses estudantes venham a se formar e se tornem profissionais atuantes.
Outras propostas do Plano de Governo, incluem o aumento do efetivo da Guarda Municipal, bem como a garantia de mais equipamentos e viaturas. Mais câmeras de monitoramento, fortalecimento da Polícia Militar, com o aumento da atividade delegada. Há ainda o plano de criar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, além do aumento da iluminação que, para o candidato, é um fator importantíssimo que também garante segurança ao cidadão.
Ele também destacou que a regularização de loteamentos deve ser prioridade, pois com esse benefício é possível viabilizar o saneamento básico e levar dignidade para diversas famílias. Na questão do alto índice de moradores de rua, o candidato a prefeito declara que a abordagem é algo essencial para identificar essas pessoas de forma a coibir foragidos e garantir tratamento adequado para aqueles que desejam.
Para a Mobilidade Urbana, Bota apresenta um projeto para a diminuição da passagem de ônibus, mais semáforos em locais estratégicos e radares. Ele também tem o desejo de atrair grandes empresas para a cidade. Além disso, ele pretende oferecer cursos, e promover a conscientização e educação no trânsito para este setor tão importante.
Já para o Esporte, o plano é aumentar os investimentos, possibilitando que os atletas e paratletas de performance e alto rendimento sejam incentivados no município, para que Caraguá se torne referência em toda a região. Outro ponto apontado por Bota é a necessidade de mais profissionais de educação física, estímulo ao esporte e as bolsas para os atletas.