Com o fim das Olimpíadas de Paris 2024 no último domingo (11/08), o Brasil voltou para casa com 20 medalhas no total, sendo 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes, assumindo a 20ª posição no ranking de medalhistas.
Das medalhas conquistadas nesta edição, três foram de atletas do litoral paulista, sendo o primeiro ouro brasileiro conquistado pela judoca Beatriz Souza, de Peruíbe. Marcando sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a judoca, que ocupa a quinta posição no ranking mundial, teve vitória por wa-zari sobre a israelense Raz Hershko, na categoria acima dos 78 quilos.
Natural de São Vicente, a judoca Larissa Pimenta foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, após vencer a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52 kg. Além da conquista individual, a atleta voltou para casa com uma outra medalha de bronze, vencida pela Seleção Brasileira de judô na disputa por equipes mistas. Recebida em sua cidade natal no último fim de semana pelos moradores, Larissa desfilou em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas de São Vicente.
Outra vitória amplamente comemorada pelo litoral, foi a do sebastianense Gabriel Medina, que conquistou a medalha de bronze após vencer o peruano Alonso Correa, em Teahupoo, na Polinésia Francesa. Medina é tri-campeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014, 2018 e 2021, sendo o primeiro brasileiro a vencer um mundial de Surf.
Após as importantíssimas vitórias nas Olimpíadas de Paris, o Brasil se prepara para viver a emoção dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A delegação brasileira já começou a embarcar, na última segunda-feira (12/08), com destino à França para o megaevento, que tem cerimônia de abertura marcada para 28 de agosto e o encerramento em 8 de setembro.
Serão 279 atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Paris. O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os atletas do país estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos, uma vez que os brasileiros não conseguiram a classificação no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.