Entre as cidades do Litoral Paulista, Caraguatatuba está em quarto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com 0,759 pontos, sendo considerada uma cidade com elevada qualidade de vida.
A média do IDH das nove cidades da região metropolitana da Baixada Santista e as quatro cidades do Litoral Norte é de 0,759, índice considerado elevado.
O índice é calculado a partir de dados de expectativa de vida ao nascer (IDH-L), educação (IDH-E), e PIB em Paridade do Poder de Compra per capita (IDH-R). É usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com objetivo de medir o padrão de vida.
O IDH varia de 0 até 1, e é dividido em cinco categorias: IDH muito alto (0,800 – 1,000), IDH alto (0,700 – 0,799), IDH médio (0,600 0,699), IDH baixo (0,500 – 0,599) e IDH muito baixo (0,000 – 0,499).
Para o prefeito Aguilar Junior, as áreas de Educação, Saúde e geração de renda sempre foram importantes focos de trabalho desde seu primeiro ano de mandato, há oito anos. “Trabalhamos intensamente na Educação para zerar a demanda por vagas em creches e para levar mais qualidade de ensino. Nas áreas de Saúde e Bem Estar, os diversos programas implantados nos levaram a conquistar, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, o Prêmio Cidades Excelentes. E na Economia, nossos focos principais têm sido a formação profissional de jovens, a geração de emprego e renda e o estímulo do turismo como forma de manter o desenvolvimento econômico e social de nosso município”.
Aguilar Junior diz que o elevado índice de IDH de Caraguatatuba não é uma surpresa. “Tudo isso é resultado de muito trabalho realizado pela equipe de secretários e servidores, sempre empenhados em fazer o melhor pela nossa cidade”.