A partir de 29 de julho, a Concessionária Tamoios dará início a obra de manutenção do pavimento dos túneis de subida da Serra Nova. A intervenção, que terá início a partir da zero hora de segunda feira (29/07) se estenderá até a meia-noite de quinta-feira, dia 1º de agosto, e demandará a interdição total da Serra Nova, com desvio do tráfego para a Serra Antiga, que funcionará em mão dupla durante o período.
De 02 a 04 de agosto, sexta, sábado e domingo, não haverá obra na Serra Nova e nesses dias o tráfego seguirá a configuração normal: a Serra Nova como pista de subida (Litoral -> São José dos Campos) e a Serra Antiga será utilizada apenas como pista de descida (São José dos Campos -> Litoral). Essa mesma intervenção ocorrerá ainda em outros dois momentos durante o mês de agosto.
Programada para ser retomada a zero hora de segunda-feira, dia 5 de agosto, a obra na Serra Nova (túneis) ocorrerá até a meia-noite de quinta-feira, 8 de agosto. Durante esse período, a Serra Nova estará fechada e a Serra Antiga funcionará em mão dupla.
A partir de sexta-feira, dia 9 de agosto, a Serra Nova e a Serra Antiga voltam a funcionar normalmente: túneis para subida e a Serra Antiga somente para descida.
Em 12 de agosto, segunda-feira, a obra na Serra Nova (túneis) será retomada a zero hora e seguirá até meia-noite de quinta-feira, 15 de agosto. Durante esse período, a Serra Nova estará fechada e a Serra Antiga funcionará em mão dupla.
Já a partir de sexta-feira, dia 16 de agosto, a Serra Nova e a Serra Antiga voltam a funcionar na configuração normal: túneis para subida e a Serra Antiga somente para descida.
De acordo com a Concessionária Tamoios, obra é necessária para aumentar o conforto dos usuários, preparando a rodovia para a Operação Verão, com o aumento de volume de tráfego previsto para o fim do ano. Vale lembrar que o trecho do Contorno Sul será inaugurado em novembro de 2024, com a instalação do free flow, pedágio eletrônico.