Por Drielly Leite
Comunicador, radialista, jornalista, empresário e estudante de publicidade, o pré-candidato a prefeito de Caraguatatuba, Fabio Ferreira é uma das grandes apostas para a renovação do município. Com ideias voltadas ao fortalecimento da comunicação turística da cidade, plano de carreira para servidores e saúde de qualidade, o pré-candidato vem, sobretudo, empenhado em trazer “a mudança que o município tanto precisa”, de acordo com suas palavras.
De família caraguatatubense, Fabio apenas nasceu em Mogi das Cruzes, mas desde sempre viveu no município, acompanhando seu crescimento e evolução, sendo considerado um cidadão engajado que, há quase 10 anos, dá voz à população através da comunicação comunitária, a Rádio Antena 8.
Caçula de quatro irmãos, cresceu cercado por familiares no bairro Morro do Algodão, na região Sul de Caraguatatuba, onde até hoje, orgulhosamente mantém a sede da Rádio Antena 8, um projeto que ele idealizou desde seus 14 anos de idade.
Formado como apresentador, comunicador e radialista pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de São José dos Campos em meados de 2010, ele conta que na época em que estudou foi sua primeira experiência morando fora de Caraguatatuba. Formado radialista, trabalhou na rádio mais antiga da cidade, a Rádio Oceânica, descrito por ele como uma fase de muito aprendizado profissional e crescimento.
Aos 22 anos, esteve à frente dos trabalhos na subprefeitura de Santana/Tucuruvi/Mandaqui na zona norte da cidade de São Paulo, outra experiência que lhe rendeu muita bagagem profissional. Fabio recorda que, nesta época, era o primeiro a chegar na sede da subprefeitura e o último a sair, sempre ávido por conhecimento e oportunidade de aprender mais e mais. Ele riu, ainda, ao recordar que as pessoas pensavam que o feito havia sido concretizado por conta de algum parentesco com o político assessorado em questão, já que todo seu esforço e a oportunidade eram considerados um tanto quanto inalcançáveis para alguém com tão pouca idade. Quando saiu de São Paulo voltou para Caraguatatuba e trabalhou na Rádio Morada do Sol e esteve à frente de um programa na TV Band Vale (AVP Cidades & Negócios) exibido aos sábados às 7h30 que era focado no empreendedorismo e divulgação de todas as 39 cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte do estado.
Perguntado sobre sua carreira como radialista, ele revela que sua vocação lhe foi revelada ainda muito cedo, quando tinha cerca de 14 anos. Porém, por ser um rapaz muito tímido, foram várias barreiras que precisou superar para concretizar seu sonho. De acordo com ele, a mãe sempre o apoiou e o pai, embora tivesse ressalvas, também esteve ao seu lado. Seu grande sonho enfim tomou forma em 2015 e, com apenas três meses de Antena 8, ele pôde ver as coisas começaram a deslanchar e enfim acontecer.
Com sua carreira consolidada como radialista, ele foi convidado a assumir a presidência da FEBRASCOM-SP (Federação Brasileira de Rádios Comunitárias do Estado de São Paulo), oportunidade que lhe rendeu aproximação com Brasília e os senadores, deputados federais, além dos estaduais, com um trabalho que expandiu dentro dos ministérios e foi tomando cada vez mais corpo, sendo seu pontapé inicial para o ingresso na política. Tendo inclusive acesso direto ao governo federal e governo do estado de São Paulo.
Em novembro de 2023, com o início das discussões acerca do ano eleitoral municipal, foi muito procurado por diversas lideranças comunitárias para integrar o cenário político, muito embora ainda tivesse certa resistência em “tomar lados”, já que possuía um bom convívio com todos integrantes políticos da cidade.
Em dezembro daquele ano, pronto para seu recesso de férias, recebeu o convite para assumir a direção do PDT em Caraguatatuba. Com incentivo da sociedade civil organizada, entidades sociais, líderes religiosos, colegas jornalistas, radialistas e um dos maiores nomes da família política na cidade “Madalena Fachini e o esposo Rodoaldo Fachini o Dadinho.” Então, o Fabio decidiu aceitar o desafio. Para ele, que vive um momento de estabilidade profissional, esta era a hora de uma verdadeira mudanças. “Por que não um nome novo? Porque não surgir uma pessoa jovem, com ideias e projetos novos? Já que a cidade vive um revezamento de poderes familiares de 30 anos”, indagou.
Segundo Fabio, essa é a hora de somar forças e dar espaço para pessoas técnicas trabalharem, o que pretende fazer, caso seja aclamado nas convenções e eleito. “Estou aberto a aprender e sou honesto com as pessoas, sem fazer promessas e, sim, firmando compromissos e buscando entender as dificuldades de cada um”, enfatizou.
Dentre suas prioridades, como pré-candidato, está a melhoria do atendimento dos serviços públicos às crianças, mulheres, idosos, enfim, a todos os cidadãos Caraguatatubenses. Pretende explorarar todo potencial turístico do município bem como fomentar eventos que com atrações artísticas que tragam mais turistas, atenda a população local e crie oportunidades de trabalho aos jovens e adolescentes. Ele também destaca a importância de reavaliar os contratos que a cidade possui, dando prioridade ao que realmente é necessário, a exemplo disso, ele cita o aplicativo 156 que, para ele, é um absurdo gastar tanto dinheiro para ser terceirizado. Para Fabio, questões como essa poderiam ser supridas pela capacitação de servidores e mais concursos, além de reajuste salarial e de planos de carreira para esses servidores.
Outro ponto destacado pelo pré-candidato é a necessidade de revitalização da cidade e de seus pontos turísticos, como a Avenida da Praia, criando um paisagismo com flores e árvores nativas da mata atlântica. Na área da Saúde, uma das suas maiores preocupações, ele destaca a necessidade de mais médicos especializados atendendo a população, que precisa promover a valorização salarial dos profissionais da área da saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos, serviços de limpeza etc. Enfatiza a falta de médicos Pediatras nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA nas regiões norte e sul. A falta de medicamentos nos postos de saúde para distribuir para a população.
Pretende se dedicar muito para resolver esses problemas. Vai desenvolver O Aplicativo de Saúde para agilizar o agendamento e atendimento das consultas médicas e digitalização dos prontuários médicos.
Para ele o momento de fazer a diferença é agora. “Você está contente com o que tem acontecido? “Quer voltar para trás?”, questionou. “Precisamos de novidade para a cidade, de mudança”, reforçou o pré-candidato a prefeito.
Se você quiser conhecer mais sobre o pré-candidato a prefeito Fabio Ferreira ou tiver dúvidas, entre em contato com ele através do Instagram @fabio.ferreiraoficial e continue acompanhando o portal Litoral em Pauta no Instagram @litoralempauta e no site www.litoralempauta.com para saber todas as novidades e acompanhar nossa Sabatina Eleitoral 2024.