Em contagem regressiva para a edição internacional do Genfest, que pela primeira vez será realizado no Brasil, em Aparecida (SP), entre os dias 19 a 21 de julho, centenas de jovens voluntários, brasileiros e de outras 50 nacionalidades, já estão se preparando para atuarem ao lado de mais de 40 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil e Comunidades Sem Fins Lucrativos) do Brasil e da América Latina, na 1ª fase do evento. O Genfest é um grande festival internacional, realizado a cada seis anos, com a intenção de unir jovens de diferentes lugares e de todas as crenças em prol da Fraternidade Universal.
Com o tema “Juntos para Cuidar”, o Genfest 2024 está dividido em três fases: a 1ª, voltada à ação social, será realizada de 12 a 18 de julho ao redor do Brasil e em alguns outros países da América do Sul. A 2ª e 3ª fases do evento vão acontecer na cidade de Aparecida, de 19 a 24 de julho. Mais informações e adesões no site www.genfest.org.
Conheça algumas instituições filantrópicas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que em breve vão contar com o voluntariado dos jovens inscritos para a 1ª fase do festival. Essas instituições prestam atendimento a crianças e adolescentes, bem como às famílias em situação de vulnerabilidade social, seja em centros urbanos, como em comunidades periféricas.
Centro Social Roger Cunha Rodrigues (Manaus-AM) – É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, bem como suas famílias, oferecendo atividades socioeducativas, de lazer e esporte, apoio escolar, oficinas de cidadania, além de palestras, formações, reuniões e visitas domiciliares. O Centro também oferece apoio psicopedagógico, psicológico e social, atividades de caráter socioeducativo, de forma a apoiar as famílias com opções de entretenimento e lazer, e possibilitando a evolução humana e o preparo para a vida.
Os jovens voluntários do Genfest terão a oportunidade de conviver com a população ribeirinha, fazer trabalhos com as crianças e com os moradores de rua. Saiba mais: www.csrogercunha.org e www.facebook.com/csrogercunha.
AFAGO (Brasília-DF) – A Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade foi criada em 1994 em resposta a um chamado especial de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares (promotor do Genfest), feito inicialmente aos jovens em 1977, na ação chamado de “Morrer pela própria gente”.
É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, com atendimento de 85 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social. Tem como missão promover os direitos fundamentais e universais, como a saúde, educação, alimentação, esporte, cultura, lazer e a convivência familiar, apoiando na construção de um futuro mais sólido. A instituição realiza sua missão pautada pelos valores da fraternidade, do diálogo, da paz e do respeito mútuo. Saiba mais: Instagram:@adago.df; www.afagofg.org e www.facebook.con/AfagoDF.
NAV-Núcleo de Ação Voluntária (Projeto Estiva) / (Caxias – MA) – O Núcleo de Ação Voluntária foi oficialmente instituído em 1991, com foco na educação, saúde, desenvolvimento social e comunitário, por meio de atividades com as famílias em parceria com a escola na cidade de Caxias, no Maranhão. Cerca de 135 crianças e adolescentes são atendidos diretamente, além de 55 famílias na Comunidade Estiva e 35 famílias nas adjacências, contabilizando cerca de 305 pessoas beneficiadas pelas ações da instituição.
Os jovens voluntários do Genfest vão atuar na formação social e educacional, e em contato direto com os públicos atendidos por essas organizações, em uma experiência de aprendizado e transformação social. Saiba mais: Instagram @nav_nucleodeacaovoluntaria; www.facebook.com/profile.php?id=100083133882546.
SERCOM – Serviço Comunitário /Projeto Magnificat (São Luís -MA) – O SERCOM é uma organização social civil, sem fins lucrativos, fundada em 1980, por membros do Movimento dos Focolares e tem como objetivo principal, melhorar a qualidade de vida das famílias e das 12 comunidades rurais no município de Itapecuru Mirim. A maioria dessas comunidades são quilombolas, com fortes tradições da cultura afro-brasileira.
Atualmente, o trabalho do SERCOM concentra-se, sobretudo, junto a escola local no Projeto de Alfabetização, no posto de saúde com atendimento voluntário às crianças, no fortalecimento e desenvolvimento comunitário por meio de atividades com as famílias em geral.
Os jovens podem desenvolver atividades a partir da vivência do Projeto de Alfabetização, com atividades lúdicas, teatro, leitura e literaturas, recreação, esportes, arte e criatividade e Imersão nas atividades de cultivo de hortaliças da Cooperativa local. Saiba mais: www.facebook.com/magnificat.sercom.
Serviço – Adesões e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org. E se deseja fazer uma doação para transformar a realidade de jovens que sonham participar do Genfest, e não tem condições financeiras, faça pix no e-mail genfest2024@focolares.org.br ou no Banco do Brasil (001), Agência 3583-1, Conta Corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.