Por Drielly Leite
Durante a baixa temporada, o Litoral Norte segue sendo destino certeiro para turistas e veranistas que buscam a tranquilidade da praia e ótimas opções de entretenimento. Com eventos culturais, gastronômicos, de esporte e lazer, estrategicamente pensados para o fomento do turismo após a temporada de verão, as quatro cidades da região disponibilizam opções de lazer para todos os gostos. Confira a Agenda Cultural de Junho!
Caraguatatuba – Tradição em Caraguá, a 171ª Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, segue sendo realizada todas as noites até 30 de junho, no Santuário Diocesano de Santo Antonio de Caraguatatuba (Igreja Matriz). Com programação especial de missas e procissões, a festa também conta com atrações sociais, com barracas com comidas típicas de Festa Junina e show de prêmios, realizado aos fins de semana após a missa à noite.
Outra tradição municipal é a Festa de São Pedro Pescador, que este ano terá abertura no próximo dia 28/06, na Paróquia Nossa Senhora da Visitação, no bairro Massaguaçu. Com uma extensa programação religiosa e cultural, os visitantes poderão participar das tradicionais missas, quermesse e apresentações musicais, com programação ainda a ser divulgada.
Além dos eventos municipais, Caraguatatuba também recebe atrações especiais promovidas pelo Serramar Shopping. Até o dia 19 de junho, de segunda a sexta- -feira, o cinema Centerplex estará com a promoção #BORAPROCENTERPLEX, com ingressos a R$ 12 para sessões 2D e 3D. Outra novidade é o Parque do Batman. O evento gratuito ocorre até o dia 30 de junho, com duração média de 25 minutos em cada sessão. Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas (dentre crianças e adultos), aos sábados, domingos e feriados mediante a cadastro antecipado pelo link: https://serramar.crmall. com/inscricao-evento/3.
Aclamada por seus festivais culturais, Caraguatatuba também será palco do Festival do Cambuci, programado para ocorrer no dia 30 de junho, no Parque Estadual da Serra do Mar. O evento é gratuito e contará com diversas atrações, com expositores de bebidas e alimentos à base de cambuci, além de uma programação especial preparada pela equipe do Parque.
Já de 05 a 28 de julho, A Paróquia Santa Terezinha, localizada no bairro Martim de Sá, realizará seu 24º Arraiá da Paróquia Santa Terezinha. Com comidas típicas, show de prêmios e festa social, a festividade promete muita animação para a comunidade.
Outra tradição em Caraguá é o 19º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras, que será realizado entre os dias 04 e 07 de julho. Tendo mais de 15 mil visitantes em sua última edição, o festival ocorre no Entreposto de Pesca do Porto Novo. Com uma vasta programação musical, barracas típicas da gastronomia caiçara, artesanato, a festividade promete mais uma vez agitar a região sul.
Em sua 25ª edição, o Festival do Camarão vem repleto de novidades este ano. Comemorado de 12 a 21 de julho, a festividade será realizada em paralelo com Rota do Camarão, idealizada com o intuito de disseminar a culinária à base de camarão por toda a cidade durante os dias do evento. Muita comida, cultura, arte e apresentações musicais é o que reserva a comemoração. Confira a programação cultural completa e mais informações nos sites: www.caraguatatuba.sp.gov.br e www. fundacc.sp.gov.br.
São Sebastião – Em clima de Festa Junina, a cidade recebe a 11ª Festa do Padroeiro São José no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade. Programada para ocorrer até 23 de junho, a festa conta com extensa programação cultural, com comidas típicas e show de prêmios para a população.
Outros eventos anunciados na Agenda Cultural do município, mas que ainda não disponibilizaram suas programações, são: a Feira Náutica “Bombarco”, programada para ocorrer 20 a 23 de junho, na Rua da Praia, no Centro; a Festa de São Pedro, de 27 a 30/6, na Praça Lourenço Luvisi, no bairro de São Francisco, que todos os anos disponibiliza barracas de alimentação, sorteio de prêmios e apresentações musicais; o Circuito Mares, nos dias 29 e 30, na praia de Toque-toque Pequeno, na Costa Sul, com provas de Águas Abertas, Aquathlon, Aquathlon Revezamento, Corrida 4km, Corrida Kids, Natação kids, Stand’up Paddle e muito mais; a Procissão Marítima da Festa de São Pedro, marcado para o dia 30 de junho, com saída da Praça Lourenço Lusivi, no bairro de São Francisco; e a 3ª Etapa São Sebá Open, de 31/06 a 02 de julho, que agitará as areias da praia do Porto Grande.
Tradição no município, de 04 a 07 julho, será realizado o tão aguardado Festival do Camarão. Em sua 8ª edição, o festival ocorre na Praça Lourenço Lusivi, no bairro de São Francisco e promete reunir boa gastronomia e apresentações musicais com artistas locais para animar os visitantes e moradores. Confira a programação cultural completa de São Sebastião nos sites www.saosebastiao.sp.gov.br e www. fundass.com.br.
Ubatuba – Com uma programação recheada de atrações, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto recebe, de 20 a 23/06 o Festival “Dança Ubatuba – edição 2024”, da Allegro Studio & Produções. Em sua 19ª edição, o festival competitivo reúne bailarinos de várias partes do país, em um encontro marcado pelo alto nível dos participantes. Os ingressos para a atração podem ser adquiridos pelo site megabilheteria.com.
No dia 21 junho, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ubatuba promoverá um “Arraiá Solidário Drive-Thru”, das 19h às 22h, na sede da APAE, localizada na rua Manoel da Cruz Barbosa, 228, no bairro Sumaré. Os ingressos do arraiá podem ser adquiridos por R$ 30 e dão direito a um combo com dois caldinhos de 500 ml (mandioca e quirerinha), porção de torradas e porção de queijo ralado. Também haverá venda de doces típicos, como de abóbora, canjica, dentre muitos outros.
Já nos dias 26 e 27/06, às 19h30, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “Virtual Flix”, da Jê Academia, que aborda questões como a diminuição da dependência digital. Livre para todos os públicos, os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos no site megabilheteria.com.
E nos dias 29 e 30 de junho, às 19h30, o palco do teatro vira sede da Mostra de Dança “Let’s Dance!”, da Experimental Dance Company. Sob a direção artística de Brisa Diamante, o evento traz apresentações de Ballet Clássico, Jazz, Hip Hop e Sapateado. Os ingressos para a mostra já podem ser adquiridos no site megabilheteria.com.
Tradição em Ubatuba, a 101ª Festa de São Pedro Pescador agita o município de 27 a 30 de junho, com uma programação recheada de apresentações culturais, comidas típicas, shows, corrida de canoas, procissão marítima, e muito mais. A programação completa não havia sido informada até o fechamento da matéria (em 10/06).
Outras atrações programadas para ocorrerem de acordo com o calendário de eventos municipal é a 5ª edição do Menor Forró do Mundo, no dia 06 de julho; e a 22ª Festa da Mandioca, marcada para acontecer de 11 a 14/7. Confira a programação e mais informações sobre os eventos de Ubatuna em: www.ubatuba.sp.gov.br e www.fundart.com.br.
Ilhabela – Capital Nacional da Vela, o arquipélago recebe nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho a 2ª etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. O evento ocorre em 4 etapas durante o ano, sendo a segunda etapa considerada o aquecimento para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Mais informações podem ser obtidas no site circuito ilhabela.com.br.
De 11 a 14 de julho, a Classe Monotipos abre a tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Classe Monotipos. O evento acontece na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”. Para esta edição, diversas classes foram convidadas, como Optimist, Dingue, ILCA 4/6/7 (Laser 4.7, Radial e Standard), Snipe, 420, Open Bic, Kitesurf Hidrofoil, Finn, Hobie Cat 16, Wing Foil, STAR e HPE 25.
Já 20 a 27 de julho, ocorre a tão aguardada 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, com regatas no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Para este ano, estão confirmadas regatas como a Vela do Amanhã, que reuniu 160 crianças e adolescentes de projetos sociais em 2023, além das Regatas Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi e toda a programação social dentro e fora do YCI.No ano passado, 130 barcos de várias regiões do país, além de 12 da Argentina, participaram do maior evento de Vela Oceânica da América do Sul. Confira a programação e mais informações sobre os eventos de Ilhabela em: www. ilhabela.sp.gov.br e www.fundaci.org.