O programa municipal ‘Qualifica São Sebá’ cresceu e a partir de agora vai oferecer mais de 13 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, após parceria inédita com instituições como Sebrae, Senai e Senac.
A iniciativa da Prefeitura de São Sebastião ocorre por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) – Centro Integrado Profissionalizante (CIP), Educação (SEDUC) e Turismo (SETUR), além da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e do Fundo Social.
Considerado o maior programa de qualificação profissional gratuito do Litoral Norte, neste ano, foram investidos cerca de R$ 10 milhões de verbas municipais com a oferta de mais de 13 mil vagas que abrangem diversas áreas com as características econômicas do município, e tendo como público-alvo munícipes, empresários, empreendedores, servidores públicos municipais, ou seja, em atendimento a toda a gama econômica da cidade.
As capacitações foram firmadas por convênios e parcerias com sete instituições públicas – governos federal, estadual e municipal – e privadas, sendo elas, programa ‘Qualifica SP’, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), programa ‘Transformar’ da Petrobras/Transpetro, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O projeto ‘Qualifica São Sebá’, integra qualificação, capacitação e empregabilidade. No total, serão 13.268 vagas distribuídas em 552 turmas, em 156 capacitações profissionalizantes gratuitas, que ocorrerão de Costa Norte à Costa Sul da cidade, por aulas on-line, presenciais e em ‘carretas salas de aula’.
Os cursos são oferecidos em diferentes áreas, tais como ‘Alimentos e Bebidas’, ‘Automotiva’, ‘Confecção Industrial’, ‘Construção Civil’, ‘Gestão’, ‘Metalurgia’, ‘Náutica’, ‘Refrigeração e Climatização’, ‘Segurança do Trabalho’ e ‘Tecnologia da Informação’ pelo Senai; ‘Construção Civil’ e ‘Metalurgia’ (já iniciado) pelo programa ‘Transformar’ da Petrobras/Transpetro; ‘Empreendedorismo’, do Sebrae; ‘Gestão’ e ‘Informática’, do programa ‘Qualifica SP’; ‘Agricultura’, do Senar; programa municipal ‘Costuração’, ‘Jardinagem’, ‘Elétrica’, ‘Auxiliar Administrativo’, ‘Auxiliar de Cabeleireiro’ e ‘Recepção em Meios de Hospedagem’, exclusivamente para os bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD), do governo municipal.
A formação gratuita profissionalizante ‘Náutica’, realizada pelo Senai, será ministrada no galpão do CIP Topolândia, que passa por reformas e ampliação.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, presencialmente, no Polo de Capacitação do Fundo Social, Rua das Hortênsias, 117, bairro Jaraguá, Costa Norte; no CIP, Rua Antônio Pereira da Silva, 56, bairro Topolândia, região central e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Sul, Rua Sargento Filisbino Teodoro da Silva, 200, bairro Boiçucanga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os documentos necessários são: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e carteirinha de vacinação. Os interessados podem se inscrever, também, nos links disponibilizados por QR Codes do Sebrae, Senai e Senac. Mais informações pelo telefone (12) 3892-5535 e WhatsApp (12) 99107-6619. O cadastro de interessados ocorrerá até o esgotamento das vagas.