Discussões sobre sustentabilidade, intensificação das catástrofes socionaturais, uso e ocupação do solo e desafios do saneamento básico no Litoral Norte marcam o encerramento da Semana do Meio Ambiente da Universidade de Taubaté (UNITAU). A programação será realizada neste sábado, 8 de junho, das 8h às 16h, no campus Caraguatatuba.
Durante o evento, aberto à comunidade e às autoridades da região, os programas de mestrado em Ciências Ambientais e Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental lançam o vídeo “Da natureza ao concreto: o impacto da urbanização no Litoral Norte – SP”. O objetivo é sensibilizar a população para a importância das ações que transformem as cidades em ambientes mais resilientes e sustentáveis.
O vídeo apresenta dados como o aumento da área urbanizada em Caraguatatuba em cerca de quarenta anos (1985-2022), que cresceu 1.700 hectares, o equivalente a 2.380 campos de futebol, e a redução da área de vegetação nativa em 750 hectares, ou 1.051 campos de futebol.
“Nesse período, o volume total de chuva em 12 meses não sofreu alterações significativas. O que mudou é que as chuvas estão mais concentradas em períodos mais curtos. Aliado a isso, temos o avanço da urbanização e aumento de áreas impermeáveis, que reduzem a capacidade de absorção de água pelo solo. Por isso, temos visto um aumento dos alagamentos, das enchentes e outras ocorrências socionaturais”, explica o Prof. Dr. Willian Ferreira, professor dos mestrados e um dos responsáveis pelos dados apresentados.
Programação destaca a importância das ações de sustentabilidade
O encerramento da Semana do Meio Ambiente da UNITAU em Caraguá terá a participação do Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município, Leandro Caetano, que vai falar sobre “Ações Ambientais para a Sustentabilidade de Caraguatatuba – SP”.
O Prof. Dr. Edson Trajano, coordenador dos programas de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da UNITAU, apresenta o tema “Desenvolvimento regional e a intensificação das catástrofes socionaturais”. Já o “Uso e ocupação do solo e a sustentabilidade ambiental” será abordado pelo coordenador dos programas de mestrado em Ciências Ambientais e Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, Prof. Dr. Marcelo Targa. A mediação fica por conta do Prof. Dr. Paulo Fortes.
No período da tarde, a Profa. Dra. Marcela Barbosa de Moraes e o mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Regional Pedro Rogerio de Almeida Veiga, engenheiro da Sabesp, discutem sobre “Mudanças climáticas, impactos urbanos e ocupação territorial: desafios e oportunidades para o avanço do saneamento básico no Litoral Norte de São Paulo”. A conversa é mediada pelo Prof. Dr. Willian Ferreira.
A programação terá transmissão ao vivo pela TV UNITAU e pode ser acompanhada pelo endereço youtube.com/tvunitau.
Inscrições pelo site unitau.me/semanameioambiente.
Para conferir o vídeo acesse: unitau.me/da-natureza-ao-concreto.