Por Drielly Leite
Enfrentando um dos piores desastres naturais da história brasileira, o Rio Grande do Sul, que desde 29 de abril é castigado por fortes chuvas e inundações, têm 447 municípios afetados, 127 desaparecidos, 806 feridos,147 óbitos confirmados e mais 2 milhões de pessoas atingidas (até 14/5, fechamento desta edição).
Diante da magnitude da tragédia, uma onda de solidariedade se espalhou por todo o país. No Litoral Norte, as prefeituras de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, com o apoio da população, e outras instituições, se mobilizaram para oferecer ajuda às vítimas.
São Sebastião, além de encaminhar pessoalmente os donativos arrecadados, também enviou agentes da Defesa Civil, que desde os primeiros dias após a tragédia estão em campo prestando apoio e salvamento à população. De acordo com dados da Prefeitura, foram enviados ao Rio Grande do Sul, dois caminhões com 12,5 toneladas de donativos, sendo oito toneladas e meia de alimentos e outras quatro toneladas de água potável, medicamentos, brinquedos, colchões e papel higiênico, para as cidades de Guaíba e Eldorado. Também foram transportados mais de 30 mil litros de água
mineral em quatro caminhões.
Caraguatatuba realizou a arrecadação de materiais de higiene, limpeza e água, com o apoio da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade, que foram enviados ao Fundo Social do Estado para serem entregues à população riograndense. Foram arrecadadas: 165 unidades de 5 litros de água, 785 fardos de 500 ml e 308 fardos de 1 litro. Fora isso, a campanha recebeu 1,5 mil sabonetes, 1,2 mil pastas de dente, 890 escovas de dente, 800 unidades de sabões em pó, 900 litros de água sanitária, 1,3 mil papéis higiênicos, 200 litros de desinfetante, 300 unidades de xampu e 1 mil unidades de sabões em pedra.
A prefeitura de Ilhabela, por sua vez, utilizou o alcance de suas redes sociais e o site institucional para divulgar instituições para onde as pessoas podem contribuir com pix. Ubatuba também segue mobilizada, e com o apoio da Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade e Defesa Civil, arrecadam materiais de higiene, limpeza e água, além de lançarem campanha de arrecadação de ração para cães e gatos resgatados em meio a tragédia.
Outras instituições da região seguem firmes em campanha de arrecadação de donativos para as
vítimas da catástrofe, como o Campus de Medicina da Unitau em Caraguatatuba, o Rotary Club Caraguatatuba, a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba – ACEC, além de muitas outras entidades, como o Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich em 1943, presente em 182 países.
Para mais informações, acesse nosso portal: www.litoralempauta.com.br.