O projeto Cineclube Hartãt, contemplado com o apoio à realização de ação de cinema itinerante ou cinema de rua da Lei Paulo Gustavo, e o apoio do Cineclube Sambaqui, sob a curadoria de Rodrigo Pereira, têm o prazer de anunciar a exibição do documentário “Escute: a Terra foi Rasgada”, uma poderosa imersão na luta e no pensamento dos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku contra o garimpo ilegal em seus territórios.
Sinopse – A partir do universo de três povos indígenas pressionados pela destruição causada pelo garimpo, o filme propõe uma aproximação com o pensamento dos Yanomami, Munduruku e Mẽbêngôkre, na formação de uma aliança histórica em defesa dos territórios. É, portanto, uma narrativa sobre resistência e resiliência, na figura de uma união inédita que firma a manutenção de seus territórios físicos e subjetivos. Para além da destruição causada pelo garimpo, este é um filme sobre a impossibilidade de separação entre a existência indígena e o território em que vivem.
Sobre o Documentário:
Dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal e produzido por Teia Documenta e Aliança em Defesa dos Territórios, “Escute: a Terra foi Rasgada” é um testemunho urgente da devastação causada pelo garimpo ilegal na Amazônia. O filme apresenta gravações realizadas entre 2021 e 2022, junto com depoimentos de líderes indígenas, oferecendo uma visão profunda dos desafios enfrentados por essas comunidades.
Serviço
Data: 26 de maio (domingo)
Horário: 19h
Local: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1231 – Martim de Sá, Caraguatatuba
Entrada Gratuita
Classificação: 14 Anos