A Escola Livre de Cinema Caiçara está com inscrições abertas para estudantes que queiram receber formação gratuita em cinema e audiovisual. As inscrições para o curso podem ser feitas até o dia 11 de abril pelo link: https://forms.gle/8hvZaHZTmfjdZnno6. As aulas serão iniciadas em 22/4.
Os candidatos interessados devem ter entre 18 e 29 anos, residir nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião e ter interesse por cinema, audiovisual e produção de vídeos, sem que haja a necessidade de ter experiência prévia na área.
Para participar é necessário ter disponibilidade para assistir aulas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, na sede da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião (FUNDASS); comprometimento em participar de, no mínimo, 70% das aulas teóricas e práticas, além de autorizar o uso de sua imagem para divulgação dos trabalhos da escola.
O curso é inteiramente gratuito para 100% dos alunos. Serão ainda disponibilizadas 20 bolsas-auxílio no valor de R$350 para ajudar os estudantes nas despesas com transporte e alimentação. As bolsas serão distribuídas de acordo com os seguintes critérios: no mínimo, 50% para estudantes do gênero feminino; 50% para estudantes negros, indígenas e de comunidades caiçaras tradicionais; prioridade para estudantes com menor renda familiar; estudantes da comunidade LGBTQIAP+ ou participantes no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Outras quatro bolsas serão destinadas exclusivamente a estudantes com deficiência.
Cabe ressaltar que durante a seleção não será exigida experiência na área, nem comprovação de escolaridade mínima. O conselho pedagógico considerará, em especial, a disponibilidade e o interesse dos inscritos. A seleção considerará paridade de gênero e étnico-racial e a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIAP+.
Os selecionados poderão ser convocados para entrevistas de seleção a qualquer momento, por isso, estejam atentos aos seus e-mails e as redes sociais da Escola Livre de Cinema Caiçara.
A Escola Livre de Cinema Caiçara é uma oportunidade única para jovens das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela participarem de uma formação gratuita em cinema e audiovisual.
Tem como o objetivo formar jovens profissionais do Litoral Norte de São Paulo para trabalharem no mercado do cinema e do audiovisual, proporcionando um curso prático e teórico ao longo do ano de 2024.
O curso será dividido em duas etapas, sendo: uma teórica, no primeiro semestre do ano, com a contribuição de renomados(as/es) profissionais do setor audiovisual da região e do Brasil; e uma prática, momento em que os estudantes, acompanhados por um(a) tutor(a), terão uma verba para administrar e produzir uma obra audiovisual.
A Escola Livre de Cinema Caiçara é uma iniciativa do Citronela DOC – Festival de Documentários de Ilhabela, em parceria com a Chocadeira. E conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Saiba mais em: @escoladecinemacaicara; @citroneladoc