A Sabesp em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, realizaram recentemente uma inspeção para identificar o descarte irregular de esgoto na região do Conjunto Habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), no bairro de Maresias. Desde a implantação das redes da Sabesp no local, a Companhia vem realizando análises para aferir o funcionamento da estação de tratamento de esgoto que atende o conjunto habitacional. São realizados monitoramentos e operação de forma remota e presencial, a fim de garantir a operação adequada da unidade de tratamento.
As novas ligações de esgoto no Conjunto Habitacional da CDHU, em Maresias – 186 no total -, foram destinadas às vítimas da catástrofe das fortes chuvas do ano passado e foram inauguradas no dia 2 de fevereiro.
Durante a inspeção de descarte irregular, foi constatado que redes coletoras inativas – implantadas pela Prefeitura há cerca de 12 anos -, estão sendo utilizadas de forma irregular e clandestina. Isto vem causando transtornos para os moradores por conta do extravasamento de esgoto in natura. A Sabesp salienta que a rede coletora inativa, em questão, não tem relação com a que foi implantada pela Companhia e inaugurada no dia 02 de fevereiro.
Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, a Sabesp está realizando trabalhos para eliminar estes lançamentos irregulares para que as ocorrências apontadas na região possam ser sanadas. Cabe ressaltar que o sistema de esgoto sanitário será implantado em Maresias ainda este ano.