O Genfest 2024, festival juvenil internacional do Movimento dos Focolares programado para julho de 2024 (saiba mais pelo site www.genfest.org), não pode ser apenas um ponto de partida, mas também de chegada. Foi pensando nisso que a organização do evento programou uma live, aberta ao público em geral, para esta sexta, 15 de março, a partir das 20 h. A live – que vai ser transmitida pelo canal oficial do Genfest no YouTube – tem como temática “Pontes de Paz e Fraternidade na perspectiva das religiões”. Ela é um “esquenta para o Genfest”, como definiram os seus organizadores.
A intenção da iniciativa é promover uma experiência de relação fraterna com todos que se preparam para participar do Genfest. Com isso, a organização do festival espera não só divulgar e motivar para a participação do evento como favorecer laços de fraternidade entre todos que se identificam com a causa do mundo unido, que é aquilo que move os protagonistas do Genfest.
Segundo a jovem Juliana César, membro da equipe que prepara a live desta sexta, esse encontro virtual é uma das formas que a organização do Genfest concebeu para que todos – qualquer que seja a sua religião ou visão cultural, o que inclui aqueles sem referencial religioso – se sintam, desde já, bem acolhidos pelo festival.
Relatos de experiência
Nesse sentido, o foco principal dessa live é a partilha de experiências realizadas na construção da paz e da fraternidade por pessoas de diferentes convicções religiosas, que são testemunhos e sinais de esperança na construção do mundo unido. Algumas dessas iniciativas, de caráter ecumênico e inter-religioso, têm foco também no cuidado com a vida no planeta, o que corresponde à temática central do Genfest, “Juntos para cuidar”.
Estão programados para essa live a apresentação dos relatos de experiências de Wagnilda e Pauline Minasi (mãe católica e filha umbandista); do Círculo de Cooperação da URI (do inglês Inciativa das Religiões Unidas, associação internacional ligada às Organização das Nações Unidas-ONU) em Ponta Grossa (PR); da jovem Mayara (que atua pela Missão Somos Um, responsável por ações cooperativas entre católicos e pentecostais), e de Maria Hiromi Sassak, do Movimento Budista Rissho Kosei Kai. Relatos como esses serão apresentados também na 2ª e 3ª Fases do Genfest.
Serviço: inscrições e informações sobre o Genfest no site oficial do evento: www.genfest.org. Acompanhe também informações sobre o festival pelas suas redes sócias: @genfest.official (Facebook, Instagram, Tik Tok e YouTube). A live do Esquenta Genfest “Construindo Pontes de Paz e Fraternidade” vai ser transmitida a partir das 20 horas desta sexta, 15 de março, pelo canal oficial do Genfest no YouTube: www.youtube.com/@genfestofficial.